Com o objetivo de ampliar a capacidade de abastecimento de água em Chapadão do Sul, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) está ativando poço com vazão de 80 mil litros de água por hora. A ação visa evitar o desabastecimento de água na cidade principalmente nos dias mais quentes, em que o consumo aumenta bastante.
“A Sanesul perfurou e está ativando o poço. A previsão é de que a ativação seja executada em quatro meses, mas estamos fazendo de tudo para que a obra seja finalizada o quanto antes. Será feita a urbanização do local, energização, faremos uma adutora e outras intervenções. Com este poço em funcionamento, vamos resolver definitivamente a questão da produção de água em Chapadão”, explicou o gerente de Sistemas de Abastecimento de Água, José Roberto Cardoso Ferreira.
Segundo o gerente, além da ativação do poço está sendo feito o trabalho de setorização para melhorar a distribuição de água na cidade. “Este trabalho consiste na análise das pressões na rede de distribuição em alguns pontos do município, e na divisão dos sistemas de modo que a água chegue com a mesma pressão em todos os pontos da cidade, tanto os mais altos quanto os mais baixos”.
A ativação do poço vai resolver o problema do desabastecimento em picos de consumo, mas é importante ressaltar a importância de os moradores instalarem caixas d´água em suas residências, visto que a maioria da população não possui reservatórios em casa. Se os reservatórios forem instalados, em caso de manutenção preventiva na rede, não acontecerá o desabastecimento, tendo em vista que os mesmos terão água armazenada para suprir a demanda até que a distribuição volte à normalidade.
A obra de ativação do poço CPS-013 está sendo executada com recursos próprios da Sanesul, ao custo total de R$ 319.558. Está sendo feita a urbanização da área, instalação de bomba, painel de comando e execução de 730 metros de rede adutora.
Uso racional da água
Mesmo com o abastecimento regular, é necessário destacar também a importância de se economizar água como forma de preservar os recursos hídricos. Medidas simples como fechar a torneira quando a água não estiver sendo utilizada durante a lavagem da louça, escovação dos dentes e durante o banho; utilizar balde ao invés de mangueiras para lavar o carro; varrer as calçadas com vassoura; verificar se a válvula do vaso sanitário está regulada e se há vazamento nas instalações internas, contribuem para economizar água.
Coordenadora de Comunicação Sanesul