Vários moradores reclamam das condições de terrenos baldios espalhados por toda a cidade, o que está causando proliferação de insetos e até de animais peçonhentos como lacraia, escorpião e cobra.
Com a falta de limpeza e manutenção adequada, os lotes acumulam mato, sujeira, criadouros de mosquitos transmissores de doenças e animais peçonhentos, colocando toda a população em risco.
Os vereadores em março deste ano já levaram este assunto em pauta na sessão, só que até o momento nenhuma providência foi tomada. A Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas informou que já realizou diversas ações para evitar o acúmulo de lixo e entulhos em terrenos e calçadas, como mutirão de limpeza, panfletagem educativa e programas informativos na rádio.
Os moradores que já encontraram vários animais peçonhentos adentrando em suas residências e colocando em risco a vida de toda a família, querem uma atitude imediata dos órgãos competentes, para que possam autuar os proprietários de terrenos que não os conservam limpos.
Em um grupo no WhatasApp, uma moradora compartilhou a foto de um escorpião encontrado na Rua Matilde Costa Brito, no bairro Jardim Bom Jesus. Ela informou que encontrou o animal na área de sua residência na noite desta segunda-feira(15), no local reside também crianças, que se caso atacada por um animal desta espécie pode ser fatal, como em um caso registrado no ano passado na cidade de Aparecida do Taboado (MS), onde uma criança de 3 anos morreu após ser picada por um escorpião amarelo.
A coordenação de Endemias do município informou que a conscientização a população já foi feita por vários meios, agora os proprietários dos terrenos baldios devem tomar providências em limpar os mesmos, ele afirmou ainda que não existe nenhum tipo de veneno que possa ser utilizado para combater esta espécie de animal peçonhento. A medida é unicamente preservar os terrenos limpos, sem acúmulos de lixo ou entulhos, livres de restos de materiais de construção e outros dejetos que possam servir de esconderijo para estes tipos de animais.
Moradores da região onde há registro da maior aparição de animais peçonhentos, na região do bairro Jardim Bom Jesus, chegaram a protocolar ofícios na Prefeitura Municipal, solicitando providências urgentes e até pedindo que o órgão responsável possa notificar os proprietários de terrenos irregulares.
Brito News