Os profissionais do Centro Municipal de Educação Infantil, Brenno Crisóstomo Duart, participaram de um workshop com o tema Amando e Montessoriando, preparado por Lara Morais Nogueira. O objetivo do encontro foi conhecer mais sobre a história do método, teorias e práticas para a preparação de um ambiente e materiais didáticos para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança.
A diretora da escola, Mônica Cordeiro, explicou que foi um momento de reflexão sobre as atitudes e metodologias de ensino dentro da sala de aula. “Embora já tivéssemos ouvido falar sobre o método Montessori, pudemos neste encontro aprender mais e, principalmente, entender como aplica-lo no dia a dia, com as nossas crianças”, disse.
Em sua rede social na internet, Lara explicou que o Workshop em Alcinópolis foi um momento de inspiração e transformação, no qual trabalhou com estudo, dinâmica e muita troca da essência de Montessori que, de acordo com ela, é transformadora. “No final do dia recebemos feedbacks incríveis desta equipe de professoras tão dedicadas e sedentas por conhecimento, que nos fizeram concluir mais uma vez que sim, este é o nosso propósito: transformar vidas através do amor. Obrigada Alcinópolis por acreditar no nosso trabalho e por tanto carinho recebido no dia workshop”, agradeceu.
A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Márcia Izabel de Souza, agradeceu pela participação e o interesse em aprender de todos os profissionais da Educação Infantil e, em especial, ao prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva por, mais uma vez, investir em capacitação do educador.
O método
Com ênfase no desenvolvimento infantil durante a primeira infância e com aplicação universal, o Método Montessori parte do princípio de que todas as crianças tem a capacidade de aprender através de um processo que deve ser desenvolvido espontaneamente a partir das experiências efetuadas no ambiente, que deve estar organizado para proporcionar a manifestação dos interesses naturais da criança, estimulando a capacidade de aprender fazendo e a experimentação da criança, respeitando fatores como tempo e ritmo, personalidade, liberdade e individualidade dos alunos.
Ao focar esse desenvolvimento na primeira infância, Montessori defendia atividades que favorecessem o movimento e o toque, por acreditar que nesta fase o caminho do intelecto passa pelas mãos, partindo da experimentação do concreto para a compreensão do abstrato num esforço contínuo de explorar e reconhecer o mundo através das propriedades presentes nos objetos selecionados nas diferentes atividades: tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho, etc.
Além de um ambiente adequado e cheio de estímulos e da preparação de adultos para auxiliar a criança em seu desenvolvimento sem interferir ou influenciar suas escolhas, o método é reconhecido pela utilização de materiais desenvolvidos para proporcionar experiências concretas, estruturadas para conduzir de forma gradual abstrações cada vez maiores.
Dentre os materiais utilizados pelo método estão: jogos sensoriais para contribuir com a formação das atividades psíquicas e sensoriais; cilindros com encaixes sólidos para fortalecimento do desenvolvimento motor, visão, raciocínio, associação e atenção; encaixes planos para associação de formas e reconhecimento de formas geométricas; atividades de vida diária para ajudar a criança a adquirir noções em relação aos cuidados pessoais e ao ambiente; material dourado, desenvolvido para o trabalho com a matemática.