CRAS Cerrado e Parque União realizaram ação referente ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é uma importante oportunidade para refletirmos sobre a importância da inclusão social. Partindo desse pressuposto a Secretaria de Assistência Social, através dos CRASs realizou na tarde da última quarta-feira (20) uma ação voltada aos pais dos alunos da APAE.

O assunto foi abordado pela Assistente Social Renata Machado, integrante da equipe de acompanhamento psicossocial do CRAS CERRADO, a qual destacou as ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral aos indivíduos/Famílias – PAIF, ofertado por meio de atendimento e acompanhamento, ações individuais e coletivas através de atendimentos e realizações de grupos e oficinas, com o intuito de fortalecer a função protetiva da famílias, bem como prevenir situações e/ou reincidências violadoras de direitos.

Foram ressaltadas também à atenção especial voltada à pessoa com deficiência na Política de Assistência social em seus níveis de Proteção Social. Os programas e projetos que podem ser acessados junto aos CRAS, bem com os benefícios socioassistenciais disponíveis pela Política Nacional de Assistência Social, em âmbito nacional e municipal, tais como Programa Bolsa Família, Passe Livre, e Benefícios Eventuais respectivamente.

Por fim, a facilitadora orientou as famílias presentes que podem procurar os CRASs de seu referido território quando sentirem necessidade, para que possam ser acolhidos, sejam na instituição ou no domicílio, orientados e também encaminhados para demais políticas públicas e/ou serviços de acordo com sua necessidade.

Na oportunidade foi apresentado os objetivos, público prioritário e a metodologia do Programa Criança Feliz por sua coordenadora, Cláudia Silva Aguiar, a fim de sensibilizar o público presente sobre a importância e os benefícios com a adesão do mesmo, que visa o desenvolvimento integral da criança na Primeira Infância.

 

*Assecom PMCS