Aluno do Jorge Amado supera concorrentes e ganha concurso internacional de redação do Rotary Club

João Victor Ferreira Mouzinho foi o primeiro colocado no concurso de redação “Governador Olímpio Crisóstomo Ribeiro” na modalidade  “Jovem  Destaque” do Distrito 4470 do Rotary Club que engloba todas as cidades de Mato Grosso do Sul, parte do Noroeste de São Paulo e  Pedro Juan Caballero (Paraguai). João é aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jorge Amado em Chapadão do Sul e superou centenas de estudantes num processo seletivo com grau elevado de exigência. Segundo o professor da língua Inglesa, Teacher Wagner, o  rapaz se superou por ser um aluno brilhante, esforçado e fluente em Inglês. A conquista foi altamente positiva e orgulha na comunidade e escolar do município e do Distrito local do Rotary.

ROMPENDO BARREIRAS – A excelente colocação de João Victor Ferreira Mouzinho também extrapola  os limites educacionais de Chapadão do Sul porque atesta o trabalho de todo o corpo docente e diretivo da Escola Estadual Jorge Amado. Foi uma “maratona” de redação para superar o número considerável de alunos concorrentes preparados e com o mesmo objetivo.  O Distrito 4470 possui 82 clubes e grandes cidades como  Campo Grande (8) /Araçatuba (8) e Dourados (7) são muito fortes e tradicionalmente vencem estas competições. Na prática o aluno da Jorge Amado rompeu barreiras porque antes dele – há muitos anos -somente o estudante sul-chapadense Giovane Portiglioti conseguiu esta façanha.

BANCA EXAMINADORA – O processo seletivo com a realização do concurso de redação foi acompanhado por uma banca de avaliação. Além de João os outros dois classificados foram: 2º lugar Maria Júlia Machado de Melo (1º suplente Clube patrocinador: Rotary Club de Birigui XIX de Abril) e  3º lugar – Gustavo Melegari Pinton – (2º suplente Clube patrocinador: Rotary Club de Birigui XIX de Abril). A próxima etapa será uma prova aplicada pela Comissão Distrital de Intercâmbio de Jovens. Os candidatos   participarão da prova de classificação do treinamento dos candidatos, a ser realizada nos dias 29 e 30 de setembro de 2018 na cidade de Três Lagoas.

FOTO legenda (Presidente Sebastião / Estudante João Victor / Oficial de Intercâmbio Geana Rotilli / Governador Assistente Miguel)

“Aos meus companheiros estudantes que possuem o desejo de, eventualmente, suceder em âmbito escolar e / ou profissional, deixo o seguinte conselho”: Busquem conhecimento e experiências além daquilo fornecido pela Escola, pois o sistema é falho e insuficiente. Se querem alcançar patamares maiores, o que é exigido no currículo escolar não é o bastante. Formem suas próprias opiniões e experiências e, mais importante, pratiquem seu senso crítico acerca de tudo, seja isso uma questão política, social, moral ou qualquer outro tipo de discussão. O desenvolvimento individual de suas capacidades é a chave para o sucesso.

OPORTUNIDADE ÚNICA – É uma oportunidade única porque ele passará  um ano fora do País (intercâmbio de longa duração) que começa no segundo semestre do ano que vem  estudando em casa de famílias treinadas a receberem estudantes e com todas as despesas pagas. O processo inclui passaporte, visto, passagem área, escola, material escolar, casa para morar.  Segundo o professor Teacher Wagner e a Oficial de Intercâmbio Geana Rotili o estudante terá a oportunidade de voltar com o currículo do 3º ano concluído fora do Brasil e uma experiência pessoal e cultural que não teria no Brasil.

DICAS DE JOÃO VICTOR – “Aos meus companheiros estudantes que possuem o desejo de, eventualmente, suceder em âmbito escolar e / ou profissional, deixo o seguinte conselho”: Busquem conhecimento e experiências além daquilo fornecido pela Escola, pois o sistema é falho e insuficiente. Se querem alcançar patamares maiores, o que é exigido no currículo escolar não é o bastante. Formem suas próprias opiniões e experiências e, mais importante, pratiquem seu senso crítico acerca de tudo, seja isso uma questão política, social, moral ou qualquer outro tipo de discussão. O desenvolvimento individual de suas capacidades é a chave para o sucesso.

 

 

 

Chapadense News – César Rodrigues