O vereador de Costa Rica-MS, Averaldo Barbosa da Costa (MDB), é um dos mais novos membros da diretoria da União de Vereadores do Brasil (UVB). Ele foi eleito conselheiro nacional de controle interno da instituição – que é a maior entidade de representação de legislativos municipais do país.
A UVB realizou assembleia geral em Brasília-DF, no dia 23 de agosto, para escolha de membros para ocuparem os 12 cargos da diretoria que até então estavam vagos. A convite do presidente da UVB, Gilson Gonzatti, Averaldo Barbosa aceitou o desafio, se candidatou ao cargo de conselheiro nacional de controle interno da entidade e foi eleito por aclamação durante a assembleia.
“Hoje podemos dizer que a Câmara de Costa Rica conquistou assento na diretoria da União de Vereadores do Brasil, a entidade maior que congrega aproximadamente 58 mil vereadores no país. Para mim é motivo de muito orgulho saber que nós tivemos essa recompensa por tantas vezes que estivemos participando ativamente, dando sugestões e ideias. Estivemos em praticamente todos os congressos da UVB e trazendo com certeza de lá alguns benefícios principalmente em relação ao aprendizado que a gente tem com as palestras, com os seminários”, comentou Averaldo Barbosa.
Ainda no dia 23 de agosto, logo após a assembleia geral e a eleição, o vereador costarriquense foi empossado no cargo por Gilson Conzatti, na capital federal, durante solenidade de posse dos novos membros da diretoria da UVB.
O conselho nacional de controle interno da UVB integra a diretoria da entidade e é formado por 14 membros, que têm a função de emitir parecer conclusivo sobre os assuntos técnicos, administrativos e fiscais da instituição, antes dos temas serem levados para votação em assembleia geral.
Em 2018, é o quinto ano que Averaldo Barbosa ocupa a presidência da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara de Costa Rica – a principal comissão permanente da Casa de Leis – e possui ampla experiência na elaboração de pareceres técnicos sobre a legalidade e a constitucionalidade dos projetos em tramitação no Legislativo Municipal. Esse é um dos motivos que levaram o presidente da UVB a convidar o vereador costarriquense para se candidatar ao cargo de conselheiro de controle interno da entidade nacional de representação de parlamentares municipais, já que o edil emedebista vai atuar decisivamente na confecção de pareceres do conselho.
A UVB congrega e representa todas as associações, federações, uniões de vereadores estaduais, associações regionais e microrregionais e câmaras de vereadores do território nacional.
FOTO/LEGENDA: Averaldo Barbosa ao lado do presidente da UVB, Gilson Conzatti, durante solenidade de posse no cargo de conselheiro nacional de controle interno da entidade. (Crédito: ASSEIM/CMCR).
Fonte: Ademilson Lopes / Foto: ASSEIM/CMCR