Rosângela Marçal elogia atletas Sub-19 do CREC e ressalta apoio que a Câmara e a Prefeitura de Costa Rica dão ao time
O Costa Rica Esporte Clube (CREC) terminou em oitavo lugar no Campeonato Estadual Sul-Mato-Grossense Sub-19, edição 2018. Dez times participaram da competição. Em nove jogos, o CREC somou nove pontos, com duas vitórias, três empates e quatro derrotas. Mesmo que a equipe não tenha obtido os melhores resultados em campo, a vereadora Rosângela Marçal Paes (PSB) fez questão de parabenizar e elogiar os atletas e a comissão técnica do clube, que disputou o torneio com apoio dos poderes Executivo e Legislativo do município.
De acordo com Rosângela Marçal, a competição serviu de experiência para os jovens atletas. Segundo ela, ainda que o CREC não tenha conquistado mais vitórias no campeonato, o importante é que a iniciativa afasta os adolescentes da marginalidade e da criminalidade e cria oportunidades para que os jovens possam futuramente realizar o sonho de se tornarem jogadores profissionais de futebol.
“Os pais dos atletas estão muito felizes pela oportunidade que foi dada a seus filhos, porque esses jogadores adquiriram uma grande experiência, estiveram em busca dos seus sonhos. Não fomos campeões, mas levamos o nome de Costa Rica a várias cidades de Mato Grosso do Sul e competimos com igualdade. Enfim, estamos buscando qualidade de vida para todos os nossos atletas”, ressaltou Rosângela Marçal, ao usar a tribuna da Câmara, no expediente das considerações finais, durante a sessão legislativa do dia 27 de agosto.
Dos 23 atletas que disputaram o Estadual Sub-19 pelo CREC, 16 são moradores de Costa Rica, os chamados “pratas da casa”, que ganharam a oportunidade de jogar na base do time graças ao projeto “Jovem em Ação”, idealizado pela vereadora Rosângela Marçal e mantido por meio de parceria firmada entre o Executivo Municipal, o Legislativo costarriquense e o clube.
Na tribuna da Câmara, Rosângela também fez diversos agradecimentos às pessoas e entidades que contribuíram com o CREC na disputada do Estadual Sub-19 em 2018. “Agradeço aos colegas vereadores pelo apoio ao projeto ‘Jovem em Ação’, que já tem um ano e seis meses de duração. Agradeço o prefeito Waldeli (dos Santos Rosa), a secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura. Também não posso esquecer de toda a comissão técnica: Betinho, treinador; Tigrilo, coordenador; Roberto, auxiliar técnico; professor de educação física Guilherme, que incansavelmente nos ajudou e não cobrou um centavo; João Paulo, treinador de goleiros; professor César Mignolli, na organização geral; ao Neto da Academia Fitness, que disponibilizou alguns horários para os nossos atletas fazerem seus exercícios, as rádios locais pela divulgação”, lembrou a parlamentar.
Ao final do pronunciamento, Rosângela Marçal parabenizou a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) pela realização de competições de base no estado. “Tenho certeza que estamos no caminho certo para resgatar aquele futebol estadual das décadas de 70 e 80. Investir na base é o caminho! Essas competições são vitrine para que os nossos jovens realizem o grande sonho de se tornarem jogadores profissionais de futebol”, finalizou a vereadora.
“JOVEM EM AÇÃO” – A parceria firmada entre a Câmara de Vereadores, a Prefeitura do município e o CREC garante a estrutura necessária para execução do projeto “Jovem em Ação”, o que inclui fornecimento de material esportivo, uniforme, manutenção do campo de futebol, remuneração do treinador e transporte dos atletas para disputa de competições.
Por meio da iniciativa, atualmente em torno de 60 adolescentes de 14 a 19 anos – que formam hoje as categorias de base do time – treinam diariamente no Centro de Treinamentos (CT) Júlio Maia, no mesmo campo utilizado para os treinos do time principal do CREC – em temporada de competição.
Por meio de emenda parlamentar coletiva, os 11 parlamentares municipais de Costa Rica asseguraram R$ 33 mil para investimento no projeto somente em 2018. No ano passado foram R$ 27 mil via emendas dos edis.
ESTADUAL SUB-19 – Em 2018, o Estadual Sub-19 foi disputado por 10 times, que jogaram todos contra todos, em turno único. O Aquidaunesense terminou em primeiro lugar e conquistou o título, enquanto o Sete de Dourados ficou com o vice. Com o resultado, as duas equipes garantiram vaga para a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2019, o maior campeonato de categorias de base do Brasil.
A última rodada do Estadual Sub-19 foi realizada no dia 26 de agosto.
Confira os jogos do CREC no Estadual Sub-19 em 2018:
ABC 1 x 1 Costa Rica;
Costa Rica 1 x 1 Operário de Campo Grande;
Comercial 5 x 4 Costa Rica;
Costa Rica 2 x 1 Moreninhas;
Operário de Dourados 1 x 1 Costa Rica;
Costa Rica 0 x 2 Aquidauanense;
Costa Rica 2 x 0 Corumbaense;
7 de Setembro 2 x 1 Costa Rica;
Costa Rica 0 x 2 SERC.
Fonte: Ademilson Lopes / Foto: ASSEIM/CMCR