Incentivar o sentimento de cooperação, de solidariedade e a participação da família no ambiente escolar são as principais metas dos JECR – Jogos Escolares de Costa Rica – e para dar seguimento nesse objetivo, no último dia 18 de agosto de 2018, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino participaram do JECR na modalidade Jogos Culturais.
Realizados com apoio da SEMED – Secretaria Municipal de Educação – e monitorado pela equipe de professores de Educação Física, os jogos culturais, garantido no calendário escolar de 2018, trabalharam jogos, brincadeiras e brinquedos culturais. Toda atividade física como uma forma de interação social.
“É importante que os pais vivam as experiências que seus filhos têm nas instituições de ensino, comenta a secretária de Educação, professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral. Além disso, os jogos ensinam os alunos a conviverem de forma harmoniosa e a valorizarem o trabalho em grupo, superando os diferentes desafios sociais, corporais, esportivos e culturais, a fim de conseguirem cumprir as tarefas.
Os JECR na modalidade Jogos Culturais proporcionaram diversas atividades lúdicas e recreativas para os mais de 400 alunos que representaram as Escolas Municipais Francisco Martins Carrijo, Joaquim Faustino Rosa, Professor Adenocre Alexandre de Moraes e Vale do amanhecer. E ainda, participaram as crianças de todos os CEIs – Centros de Educação Infantil – e estudantes das Escolas Estaduais Santos Dumont e José Ferreira da Costa.
Durante a realização dos Jogos Culturais, as crianças, adolescentes e jovens puderam participar de brincadeiras antigas, como Queimadas, soltar Pipas e jogar Bets. “Os jogos foram um conjunto de vivências que proporcionam descobertas para todos os participantes. Nosso objetivo como educador e gestor público é estabelecer um vínculo afetivo entre os alunos, a família e os professores”, enfatizou a Profª Me. Manuelina Martins.
“O principal objetivo de realizar esses Jogos Culturais foi o de resgatar as tradições culturais do nosso município, pois se trata de atividades que envolvem as famílias e as tradições regionais. Em um mundo tão globalizado e moderno é cada vez mais necessário resgatarmos as brincadeiras de nossa infância e que estão perdendo espaço para mídias e tecnologias digitais”, complementou o prefeito de Costa Rica – MS, Waldeli dos Santos Rosa.
Para o coordenador das professoras que trabalham com a Educação Infantil – Movimento e recreação, professor Alaércio Guimaraes, a participação da população foi muito boa, “pois houve a presenças dos pais incentivando seus filhos e de vários familiares dos alunos que lá estavam acompanhando as atividades no Parque Ecológico Vilibaldo Rodrigues; na Praça Angelina Gonçalves Martins no Jardim Novo Horizonte, no Centro de Convenções Ramez Tebet e na Comunidade da Capela”.
“Mais uma vez os profissionais de Educação Física do nosso município fazem a diferença incentivando e valorizando a participação das nossas crianças em atividades que proporcionam o bem estar, a saúde, o lazer e a cultura”, acrescentou o coordenador Municipal de Esportes Escolares, Rubens Pereira Lima.
ASSECOM/PMCR