Foi inaugurado neste sábado (25) o Clube de Tiro e Caça de Costa Rica (CTCCR), em terreno cedido com aprovação da Prefeitura e da Câmara Municipal, localizado na rodovia MS-316, sentido aeroporto municipal, a cerca de quatro quilômetros do centro. A entidade já conta 117 associados da cidade e região, incluindo civis e agentes da segurança pública. O objetivo é estimular a prática, fortalecendo o desenvolvimento do turismo esportivo no município.
Participaram da cerimônia o tenente do Corpo de Bombeiros Carlos Alberto Ladislau dos Santos, presidente do clube, o comandante da Polícia Militar Ambiental (PMA) Marcílio Dias, vice-presidente, o coronel Walney Pinheiro Ávila, homenageado com a placa que dá nome à pista de tiro, o delegado da Polícia Civil Alexandro Mendes de Araújo, vice-prefeito Roberto Rodrigues, major Aldinei Perez do Corpo de Bombeiros, a vereadora Rosângela Marçal e o empresário Edson Veratti, entre outras ilustres autoridades.
Também prestigiaram o evento atiradores de Alcinópolis, Coxim, Campo Grande, São Gabriel do Oeste, Maracaju e Chapadão do Sul, mostrando a importância do clube. Segundo o tenente Ladislau, presidente da associação que criou o CTCCR, a ideia surgiu do sonho que ele, Marcílio e o promotor de justiça Bolivar Luis da Costa Vieira tiveram há cerca de um ano e meio. Eles trabalharam duro com apoio da população e do poder público.
“Olhamos a área que tínhamos aqui e tivemos essa ideia. Fomos atrás de saber mais sobre o local e de quem poderia nos ajudar. Em um ano e meio conseguimos colocar tudo em prática e hoje graças a Deus temos a honra de representar a cidade que já está no calendário nacional dos esportes radicais, e agora também estará com o tiro esportivo”, disse ele lembrando que o esporte é um dos que mais cresce. “Essa modalidade vem sendo bastante divulgada no Brasil, principalmente por causa da discussão do porte de armas”, comentou.
O clube está regularizado, é federado e já pode sediar competições oficiais. O objetivo é de que a partir do ano que vem receba etapas do Campeonato Estadual e do Campeonato Brasileiro. “Gostaria muito de agradecer a todos que acreditaram em nosso trabalho. Ao apoio do prefeito Waldeli dos Santos Rosa e do vice-prefeito que disseram que está área está pronta para nos ser doada. Felizmente conseguimos montar uma estrutura muito boa”.
O tenente afirma ainda que o Clube é aberto para toda a população que queira se cadastrar, não apenas policiais. “É preciso passar por um processo de análise da diretoria. Tem que preencher uma ficha cadastral e o interessado não pode ter nenhum tipo de problema com a justiça estadual ou federal, logo após isso, com a autorização em mãos, pode adquirir as armas e iniciar os treinamentos. Hoje aqui estamos usando armas de calibre 22 até calibre 380, que são fuzis, nas modalidades de tiro ao alvo de 25 a 100 metros e de 50 a 200 metros com fuzis e carabina”.
Homenageado
O coronel Ávila foi homenageado e seu nome foi dado à pista de tiro do CTCCR. Aos 71 anos, ele é amigo de longa data do tenente Ladislau e um dos grandes atiradores do Estado, se tornando figura de inspiração. Ladislau disse, durante seu discurso na cerimônia, que conheceu o coronel em 1999, vendo ele ser campeão de tiro na cidade de Jardim. “Chegou de forma simples, humilde e conquistou a todos. Vimos ali que tínhamos um grande desportista em Mato Grosso do Sul”.
“É mais uma área de lazer para a comunidade de Costa Rica. Temos mais de 100 sócios e em breve teremos vários cidadãos querendo se associar ao clube. Isso aqui será utilizado pela PM, Corpo de Bombeiros e Polícia como oportunidade de praticar. Para os militares, a arma é ferramenta de trabalho, mas para nós aficionados por tiro esportivo, é uma ferramenta de lazer. Me sinto agradecido de poder fazer parte”, disse o coronel Ávila.
Apoio do município
Representando o prefeito Waldeli, o vice-prefeito enalteceu a iniciativa e disse que a doação do terreno, inicialmente liberado por meio de concessão, está bem encaminhada. “É um empreendimento importante que vai agregar, além dos militares, à sociedade geral. O esporte é muito importante pois, além da questão competitiva, também é um lazer e alivia o estresse. A Prefeitura foi parceira e Câmara já aprovou a doação da área, restando apenas alguns trâmites burocráticos”, disse.
A vereadora Rosângela Marçal, que atuou junto aos colegas para que fosse aprovado o projeto de doação, destacou o empenho da direção do clube. “Nós fomos parceiros e aprovamos o projeto de doação para que vocês fizessem essa grande obra no município. Quando nós discutimos a importância deste trabalho, nós pensamos num todo, incluindo a população e a segurança, pois isso aqui se torna mais uma forma de aprimoramento de nossos policiais”.