A CCR MSVia, empresa que administra 845 quilômetros da BR-163, começa no dia 14 de setembro a cobrança de pedágio em nove pontos da estrada, eixo essencial para o transporte de produtos e de passageiros em Mato Grosso do Sul. A autorização foi dada hoje pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestes), em resolução publicada no Diário Oficial da União. O valor do pedágio vai variar entre R$ 2,35 e R$ 43,20, dependendo do local e do tipo do veículo.
A empresa informou que, diante do aval dado pela Agência, começou à zero hora de hoje operação de orientação aos motoristas, com o objetivo de “esclarecer e acostumar os usuários da rodovia a pararem nas cabines”. Segundo a CCR MSVia , durante 10 dias, os veículos que passarem pelas praças de arrecadação param nas cabines, mas não pagam tarifa.
Foram afixadas faixas em pontos estratégicos da rodovia, alertando sobre a cobrança. Os painéis eletrônicos existentes também exibem mensagens sobre o pedágio e nas cabines, os usuários recebem um folheto informando sobre a cobrança.
Segundo a empresa divulgou, cerca de 240 funcionários foram treinados nos núcleos de aprendizagem instalados pela CCR MSVia nos municípios de Rio Verde de Mato Grosso, Campo Grande e Naviraí. Eles atuarão dos noves postos de arrecadação, trabalhando em regime de escala.
Onde ficam os pedágios?
Os postos de cobrança estão instalados nos seguintes locais em Mundo Novo, Itaquiraí, Caarapó, Rio Brilhante, Campo Grande, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Pedro Gomes..
A tarifa básica para cada 100 quilômetros é de R$ 0,06488 e o valor varia conforme o tipo de veículo. Quanto maior, mais alto o preço.
Duplicação
A CCR MSVia afirma que, ao longo do mês de agosto, liberou os 10 primeiros da rodovia que foram duplicados, totalizando de 90 quilômetros de extensão, e atendendo à exigência contratual de concluir pelo menos 10% de duplicação da estrada.
As novas pistas duplicadas têm duas faixas de rolamento com 3,60 metros de largura, cada, mais acostamento com 2,50 metros de largura, cada, e faixa de segurança à esquerda, de 60 centímetros. O canteiro central que separa a nova pista da pista antiga foi gramado.
Conforme a empresa divulgou, em 16 meses do início das atividades na BR-163/MS, o investimento foi R$ 730 milhões em obras, serviços, equipamentos e mão de obra. Nos primeiros cinco anos da concessão, a previsão é de R$ 3,5 bilhões.
A empresa disputou a licitação com cinco grupos e saiu-se vencedora, em 2013, para um período de concessão de 30 anos. Nesse período, a previsão é de que arrecade em torno de R$ 18,8 bilhões.
Controlada pela Andrade Gutierrez, pela Camargo Corrêa e pela Soares Penido, a CCR administra rodovias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
Midiamaxnews