Nesta segunda-feira dia 11, Chapadão do Céu será destaque na TV Futura – Canal 15 da parabólica, as 20 horas com a apresentação de um programa gravado com o cotidiano da vida escolar de um aluno e professores, da Escola Municipal Flores do Cerrado.
A Secretaria de Educação convida a todos os munícipes para sintonizarem seus aparelhos de TV no Canal 15.
Quem não tiver acesso via parabólica, está convidado para assistir o programa no auditório da Câmara Municipal.
Destino: Educação Brasil – Diferentes realidades, diferentes respostas“
O canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, visitou 26 municípios brasileiros para conhecer a realidade de educadores, estudantes e famílias que, mesmo em condições adversas, conseguem fazer com que as escolas alcancem um bom desempenho nas avaliações educacionais. O trabalho resultou na série “Destino: Educação Brasil – Diferentes realidades. Diferentes respostas.”. Distribuídos pelas cinco regiões do País, os municípios foram selecionados com base na evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas últimas três edições e na redução da desigualdade educacional na cidade. Tendo como fio condutor a rotina escolar de um estudante e alguns de seus professores, os episódios procuram traduzir os resultados alcançados pelas políticas públicas de Educação em cada localidade.
A maratona da equipe de produção percorreu cerca de 40 mil quilômetros ouvindo gestores, professores, estudantes e familiares. E conta também com a análise de alguns especialistas em Educação sobre as principais políticas públicas de Educação em curso no País. A intenção do programa não é buscar fórmulas prontas ou modelos a seguir, mas provocar a reflexão e apontar alternativas. A série está dividida em 26 episódios em forma de documentário, cada qual dedicado a um município.
A realização é do Canal Futura em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e contou com consultoria do Todos Pela Educação na seleção dos municípios; a produção foi feita pela produtora Cine Group. O programa irá ao ar semanalmente, todas as segundas-feiras, às 20h, com reprise às quintas-feiras, às 23hrs. De acordo com Alejandra Velasco, coordenadora geral do movimento, “os documentários buscam dar visibilidade para experiências de aprendizagem que têm dado certo pelo país e buscar nelas inspiração para que educadores, gestores e professores e a sociedade continue buscando a melhoria da Educação no Brasil, respeitando as particularidades de cada sistema escolar e região”.