Nesta final semana, a Cruz Vermelha Brasileira MS, realizou, na sala de treinamento do terminal rodoviário de Chapadão do Sul, o Curso Básico de Formação Institucional (CBFI). Cerca de 20 voluntários de diversas áreas de formação participaram das palestras e demonstrações de técnicas de Primeiros Socorros.
A abertura do evento foi feita psicóloga e Coordenadora Estadual de Voluntariado, da CVB-MS, Adrielly Arantes.
Na sequencia o presidente da filial MS, Tácito Nogueira, apresentou aos voluntários, a história da Cruz Vermelha, as regras, deveres e obrigações para se tornar um voluntariado da CVBMS.
O curso foi dividido em dois módulos. No sábado, palestra sobre conhecimento da história da CVB e direitos e deveres do voluntariado e Fique Seguro.
No domingo os voluntariados, receberam capacitação do Curso Básico de Técnicas de primeiros, com os instrutores, Gabriel Schultz Silva e Erick, com aulas teóricas e práticas, sob a supervisora Rosana Schultz, coordenadora de primeiros socorros.
Sobre o Curso
O Curso Básico de Formação Institucional da Cruz Vermelha Brasileira, o qual é pré-requisito mínimo para o aceite de novos voluntários e visa oferecer capacitação em primeiros socorros e apresentar a história, emblemas, regras e estrutura da maior e mais antiga organização de ajuda humanitária do mundo
Responsabilidades do voluntário
- Conhecer os Princípios Fundamentais, a filosofia e o regulamento que rege a da Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho,
- Agir com a atenção voltada para o próximo;
- Servir na medida dos seus meios, mas perseverante em sua ação;
- Ser capaz de transmitir a informações e conhecimentos adquiridos e de avaliar o trabalho desenvolvido;
- Adotar atitudes positivas e transmitir o seu entusiasmo;
- Estabelecer relações de trabalho positivas com os outros voluntários, conscientes da importância desta interação.