Chapadão do Sul cresce a todo vapor. E junto aumenta sua responsabilidade com o meio ambiente. Por isso, a Prefeitura realiza toda quarta-feira a Coleta Seletiva do lixo seco, que são os materiais recicláveis. A população deve fazer a sua parte e ficar atenta aos horários de recolhimento do lixo em cada região.
Para manter uma cidade limpa e organizada, além da atuação do poder público, é preciso que cada cidadão esteja consciente de seu papel. A adoção de hábitos simples como separar o lixo diariamente e colocar nos dias certos na lixeira faz muita diferença na vida de todos. É sugerido ao morador ter em casa um recipiente ou saco para o lixo seco e outro para lixo orgânico e rejeitos.
O lixo seco é todo material que pode ser reaproveitado, como caixinha de leite, garrafas, embalagens plásticas, caixas de papelão e papeis em geral. Mas atenção: papel higiênico e guardanapos não são recicláveis! Isso também vale para absorvente, cotonete e fraldas descartáveis. Por isso, esses itens são chamados de rejeitos e devem ser descartados com o lixo orgânico.
O lixo orgânico são restos de alimentos, sujeira da casa, fezes de animais domésticos e resíduos de jardinagem. Caso tenha que jogar fora materiais grandes como galhos de árvores ou pneus, nunca jogue em terrenos baldios! Entre em contato com a Sedema para solicitar o recolhimento.
Horários da Coleta Seletiva
O morador deve colocar o lixo seco na lixeira algumas horas antes para garantir que seja recolhido pelo caminhão. Quem vive no Centro e nos bairros Espatódia, Flamboyant e Sibipiruna precisa depositar na lixeira na quarta-feira pela manhã, pois o caminhão da Coleta Seletiva passa a partir das 15h.
Já quem mora nos bairros Esplanada, Esperança, Planalto, Polo Empresarial e Sucupira deve colocar na lixeira ainda na noite de terça-feira, porque o caminhão passa a partir da meia-noite, ou seja, na madrugada de quarta-feira.
É importante lembrar que a coleta do lixo convencional, de orgânicos e rejeitos, está sendo realizada normalmente, nos dias e horários que o morador já está habituado. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Sedema pelos telefones: (67) 3562-1821.
*Assecom PMCS