Em Chapadão do Céu, as obras da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram entregues nessa terça-feira, dia 07 de agosto. Com recursos próprios da Prefeitura Municipal, foram investidos na obra R$ 91.053,77 em materiais para construção e mais R$ 30 mil de mobília.
A nova estrutura tem área construída de 85 metros quadrados e fica instalada ao lado da Secretaria de Saúde. A base do SAMU contará com uma ambulância de suporte básico, que será enviada pelo Governo Federal.
O SAMU funcionará 24h por dia e atenderá urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas. Além de realizar o transporte de pacientes para unidades de referências como Jataí, Rio Verde, Santa Helena e Goiânia.
A conquista por uma base do Samu se dá pelos esforços da Prefeitura Municipal de Chapadão do Céu, através da Secretaria de Saúde, que apresentou estudos de viabilidade para receber tal benefício.
“A Secretaria desenvolveu um levantamento e mostramos em assembleias regional e estadual que nenhuma unidade do SAMU atendia nosso município. Apenas cinco cidades da região Sudoeste de Goiás conseguiram o benefício, dentre elas Chapadão do Céu”, explica a Secretária de Saúde, Verônica Savatin Wottrich.
Atualmente, a cidade conta com quatro ambulâncias, dentre elas uma de suporte avançado com UTI móvel. Os serviços são custeados em 100% com recursos próprios do município. Agora, com a base do SAMU, a cidade receberá mais um suporte e auxilio do governo federal.
“São benefícios que gerará um transporte mais rápido e eficiente, além de menos custos para o município. O transporte de pacientes serão feitos através da ambulância de UTI e a do SAMU, o que garante melhorias para a saúde da população”, conclui Verônica Savatin.
*Assecom PMCC