PARAÍSO DAS ÁGUAS – MS – O comandante do 3º Pelotão de Polícia Militar de Paraíso das Águas, subtentente Ademilson Matos dos Santos se aposenta com missão e dever cumprido, após 30 anos na corporação militar.
A publicação no Diário Oficial do Estado foi no dia 11/07/2018, ou seja, 30 anos, 03 meses e 19 dias na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
Desde 07 de dezembro de 2004, como sargento Matos, comandava – à época – destacamento de Polícia Militar do então distrito de Paraíso, que após tornar-se município em 2013, o destacamento foi elevado à condição de 3º Pelotão da PM.
Ao longo destes 14 anos à frente do comando, o subtenente Matos enfrentou grandes desafios na segurança pública de uma localidade considerada “violenta”, com vários crimes ocorrendo simultâneamente, principalmente homícidio e com uma grande área para atuação, com divisas distantes e com poucos recursos e efetivos, o comandante Matos soube enfrentar os desafios com muita garra e determinação.
A fama de Paraíso – uma cidade muito violenta e perigosa de se morar ultrapassava longas distâncias, sendo um desafio enorme para quem iria assumir o comando da força policial local. Mesmo assim, Matos não se intimidou e com sua família mudou-se para a cidade famosa, conseguiu conquistar a confiança da comunidade e da população em geral e principalmente o respeito de todos.
Logo, a fama de uma cidade violenta foi ficando no passado e com um trabalho árduo com seu efetivo, foi introduzindo na sociedade a confiança e o respeito, sequentemente a segurança e a paz começou à reinar sob Paraíso das Águas. Hoje, considerada uma cidade segura, tranquila e ideal para se viver em paz.
Assumindo um “quartel” como era chamado pelos praças, com um prédio necessitando de reforma urgente, com espaços limitados, cadeia precária e veículo sucateado – o comandante Matos logo se dedicou ao máximo, com a colaboração da comunidade, de empresários e produtores rurais, a tão sonhada reforma do prédio, onde hoje funciona o pelotão. Inúmeras vezes foi visto trabalhando como próprio construtor da obra, não se limitando às dificuldades, sua força de vontade e superação acima dos limites.
No dia 24 de abril de 2014, subtenente Matos recebeu a honrosa medalha Tiradentes, em uma cerimônia no Centro de Convenções Arq. Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande (MS). A solenidade para homenagear autoridades civis e militares, na qual se reverenciou também o patrono das polícias militares e civis do Brasil e mártir da inconfidência mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. O alferes serve de inspiração para os PMs que veem na figura histórica exemplo de dignidade, honestidade, luta pelos ideias de igualdade e pela melhoria de vida do povo brasileiro.
Em 2016, a Câmara Municipal de Paraíso das Águas prestou homenagem ao comandante Matos, por indicação do vereador Neife Vida, pelos relevantes serviços prestados a população paraisense. Matos recebeu a Moção de Congratulação e apoio do Poder Legislativo de Paraíso das Águas.
Durante a solenidade foram prestadas homenagens a 81 personalidades civis e militares, que contribuíram de forma expressiva com o trabalho da PM de Mato Grosso do Sul, bem como, que ajudaram a projetar a imagem da instituição em nível estadual e nacional.
Um exemplo de ser-humano, profissional, pai de família e amigo. Deixará seu marco histórico na segurança pública de Paraíso das Águas.
O novo comando deverá assumir nos próximos dias. Ainda não foi divulgado oficialmente o nome do novo comandante do 13º Pelotão.
britonews