Matos, comandante da PM de Paraíso das Águas se aposenta com missão e dever cumprido

PARAÍSO DAS ÁGUAS – MS – O comandante do 3º Pelotão de Polícia Militar de Paraíso das Águas, subtentente Ademilson Matos dos Santos se aposenta com missão e dever cumprido, após 30 anos na corporação militar.

A publicação no Diário Oficial do Estado foi no dia 11/07/2018, ou seja, 30 anos, 03 meses e 19 dias na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

Desde 07 de dezembro de 2004, como sargento Matos, comandava –  à época – destacamento de Polícia Militar do então distrito de Paraíso, que após tornar-se município em 2013, o destacamento foi elevado à condição de 3º Pelotão da PM.

Prédio do destacamento em condições precárias. Arquivo PM.

Ao longo destes 14 anos à frente do comando, o subtenente Matos enfrentou grandes desafios na segurança pública de uma localidade considerada “violenta”, com vários crimes ocorrendo simultâneamente, principalmente homícidio e com uma grande área para atuação, com divisas distantes e com poucos recursos e efetivos, o comandante Matos soube enfrentar os desafios com muita garra e determinação.

Matos em meados dos anos 90. Arquivo da família

A fama de Paraíso – uma cidade muito violenta e perigosa de se morar ultrapassava longas distâncias, sendo um desafio enorme para quem iria assumir o comando da força policial local. Mesmo assim, Matos não se intimidou e com sua família mudou-se para a cidade famosa,  conseguiu conquistar a confiança da comunidade e da população em geral e principalmente o respeito de todos.

Matos e sua esposa Nelci durante uma de suas promoções. Arquivo da família.

Logo, a fama de uma cidade violenta foi ficando no passado e com um trabalho árduo com seu efetivo, foi introduzindo na sociedade a confiança e o respeito, sequentemente a segurança e a paz começou à reinar sob Paraíso das Águas. Hoje, considerada uma cidade segura, tranquila e ideal para se viver em paz.

Comandante Matos trabalhando na reforma do prédio do 3º Pelotão, em 2013.

Assumindo um “quartel” como era chamado pelos praças, com um prédio necessitando de reforma urgente, com espaços limitados, cadeia precária e veículo sucateado – o comandante Matos logo se dedicou ao máximo, com a colaboração da comunidade, de empresários e produtores rurais, a tão sonhada reforma do prédio, onde hoje funciona o pelotão. Inúmeras vezes foi visto trabalhando como próprio construtor da obra, não se limitando às dificuldades, sua força de vontade e superação acima dos limites.

Comandante da PM de Paraíso das Águas recebendo a medalha Tiradentes.

No dia 24 de abril de 2014, subtenente Matos recebeu a honrosa medalha Tiradentes, em uma cerimônia no Centro de Convenções Arq. Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande (MS). A solenidade para homenagear autoridades civis e militares, na qual se reverenciou também o patrono das polícias militares e civis do Brasil e mártir da inconfidência mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. O alferes serve de inspiração para os PMs que veem na figura histórica exemplo de dignidade, honestidade, luta pelos ideias de igualdade e pela melhoria de vida do povo brasileiro.

Vereadores Anízio Sobrinho de Andrade e Neife José Garcia (Neife Vida) entregando ao comandante da PM de Paraíso das Águas, subtenente Matos, a Moção de Congratulação e apoio do Poder Legislativo.

 

Em 2016, a Câmara Municipal de Paraíso das Águas prestou homenagem ao comandante Matos, por indicação do vereador Neife Vida, pelos relevantes serviços prestados a população paraisense. Matos recebeu a Moção de Congratulação e apoio do Poder Legislativo de Paraíso das Águas.

Durante a solenidade foram prestadas homenagens a 81 personalidades civis e militares, que contribuíram de forma expressiva com o trabalho da PM de Mato Grosso do Sul, bem como, que ajudaram a projetar a imagem da instituição em nível estadual e nacional.

Um exemplo de ser-humano, profissional, pai de família e amigo. Deixará seu marco histórico na segurança pública de Paraíso das Águas.

O novo comando deverá assumir nos próximos dias. Ainda não foi divulgado oficialmente o nome do novo comandante do 13º Pelotão.

britonews