A Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará no dia 30 de julho uma campanha de luta e prevenção das hepatites virais B e C. A ação faz parte do Julho Amarelo, um programa adotado pelo Ministério da Saúde e Programa Estadual de Hepatites Virais, onde o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é comemorado em 28 de julho.
Confira a programação da campanha
31.07: pedágio em pontos estratégicos no período matutino.
31.07: roda de conversa com manicures e mulheres em geral.
08.08: Roda de conversa com alunos da Escola Municipal Alcino Carneiro.
09.08: Roda de conversa com alunos da Escola Estadual professora Romilda Costa Carneiro.
Panorama atual
Um panorama atual mostrou que o Brasil registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017. Já o Boletim Epidemiológico 2018 do Ministério da Saúde informa que os casos da doença mais que dobraram em homens de 20 a 39 anos. De 1999 até 2017 são 718.837 pessoas notificadas com hepatites virais, 1.083.000 pessoas tiveram contato com o vírus da hepatite, o que representa 0,71% da população. Destas, 60,7%, ou seja, 657 mil são elegíveis para tratamento, ou seja, têm vírus circulante no sangue. A maior concentração dos casos está na população com mais de 40 anos de idade.
Como prevenir a hepatite B e C
A transmissão da hepatite B e C ocorre através do contato com sangue ou secreções contaminadas. Dessa forma sempre que o sangue ou secreções vaginais e penianas de uma pessoa com hepatite B entra em contato direto com feridas abertas ou pequenos vasos sanguíneos, o outro pode ser contaminado. Para prevenir a hepatite B e C é aconselhado:
-Tomar a vacina.
-Usar preservativo.
-Exigir material descartável novo sempre que realizar piercings, tatuagens e acupuntura.
-Não usar drogas injetáveis ou utilizar material esterilizado.
-Não partilhas objetos de uso pessoal com kit de manicure e lâmina de barbear.
-Usar sempre luvas descartáveis se for socorrer ou tratar das feridas de alguém.
*Assecom PMA