A Prefeitura de Chapadão do Sul e o Sebrae/MS lançaram na noite desta terça-feira (24), em evento aberto para toda a população, o Cidade Empreendedora, programa elaborado pelo Sebrae com o objetivo de promover o desenvolvimento local em conjunto com prefeituras municipais, identificando e atuando com foco em eixos estratégicos da economia.
“O cidadão tem que perceber esse momento como uma oportunidade para se engajar nesse processo junto com as demais lideranças locais, para que ele possa contribuir com todo o processo. Isso é um ponto fundamental”, afirma Tito Estanqueiro, diretor de operações do Sebrae/MS.
O programa tem duração de 20 meses e está dividido em oito eixos que visam acelerar o desenvolvimento do município: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.
“Nós, como gestores, somos responsáveis por pensar no passo seguinte para que a gente continue se desenvolvendo bem. E essa parceria nos permite preparar o município para um futuro próximo e a longo prazo. Esperamos que isso se traduza em oportunidades”, destaca o prefeito João Carlos Krug.
Durante o evento de lançamento, a analista técnica do Sebrae/MS, Cristiane Nunes, falou sobre o estímulo ao desenvolvimento local por meio do apoio aos pequenos negócios do campo e da cidade, citando exemplos de ações indutoras como a educação empreendedora, as compras governamentais, a desburocratização para facilitar o processo de abertura de empresas e os serviços prestados pela Sala do Empreendedor.
A ocasião contou ainda com a palestra “Transformação Digital e Novos Modelos de Gestão – Como usar a tecnologia e inovação para criar negócios”, com Allan Costa, proprietário, sócio e investidor de 14 empresas. “A população tem que ser protagonista desse movimento de inovação e desenvolvimento. É ela quem escolhe o que o município almeja nos próximos anos e trabalha para viabilizar isso. A medida em que os moradores adotam a ideia de ter uma cidade empreendedora, potencializam-se os resultados”, explica.
O evento de lançamento contou com a presença de centenas de sul-chapadenses, no Conviver. Representando o Executivo Municipal além do prefeito João Carlos Krug, estavam presentes: o vice-prefeito João Buzoli, secretário da SEDEMA Felipe Batista, secretária de Assistência Social Maria das Dores, secretária de Saúde Mara Nubia, secretário de Administração Dinho, secretário de Cultura e Esporte Wander Viegas, secretário de Obras Ivanor Zorzo, secretário de Finanças e Planejamento Itamar Mariani, secretário de Governo Guilherme Diniz, controlador municipal Lucas Cabrera, secretário adjunto da SEDEMA André dos Anjos, secretária adjunta de Educação Maria Balbino, secretário adjunto de saúde Nelson Hammes, secretário adjunto de administração, secretário adjunto de Infraestrutura e Projetos Ricardo Bannak, secretária adjunta de Assistência Social Roseli Hartmann e demais servidores municipais. Também estavam presentes representantes de importantes órgãos e entidades locais, empresários, imprensa e comunidade em geral.
Nesta quarta-feira (25), as equipes da Prefeitura, através das secretarias municipais, e do Sebrae, com técnicos e consultores, juntamente com membros da comunidade convidados a participar da atividade, dão continuidade aos trabalhos. Será realizada durante todo o dia a Oficina do Mapa de Oportunidades, que definirá o eixo de atuação do programa Cidade Empreendedora em Chapadão do Sul.
Serviço
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora no município poderão ser obtidas na Sala do Empreendedor de Chapadão do Sul pelo telefone: (67) 3562-1821, ou ainda pelo e-mail: saladoempreendedor@chapadaodosul.ms.gov.br.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato na Central de Relacionamento do Sebrae: 0800 570 0800.
*Assecom PMCS