Bilhete preso em drone salva equipe de filmagem no meio do Pantanal

Era mais um dia de gravação no Pantanal sul-mato-grossense para uma equipe experiente e especilizada em imagens aéreas da maior planície alagável do mundo. O dono da produtora com sede em Campo Grande estava acompanhado do motorista, cinegrafista e guia local. Eles chegaram cedo na região do Parque Estadual do Rio Negro, umas das mais bonitas e isoladas do Pantanal.

A equipe seguia em direção à uma fazenda para a captação de imagens que seriam usadas em um documentário quando um imprevisto aconteceu. A caminhoneta atolou. Nem mesmo com todo o esforço do motorista e a tração 4×4 do veículo foram capazes de resolver o problema.

O grupo ficou preso em uma região sem sinal de celular. Após 2 horas de espera surgiu a ideia de usar o drone para pedir socorro. O dono do equipamento escreveu e arramou um bilhete no drone.

A mensagem dizia:

“Estamos atolados na entrada da Fazenda Santa Luzia. Nos ajude!”

“Eu vi que não tinha saída, a caminhoneta não ia nem pra frente e nem para trás, foi aí que tivemos a ideia de usar o drone. Eu decolei o equipamento e sai sem rumo, fui olhando pelo visor. O drone ficou sobrevoando cerca de 4 km. Foi quando eu avistei um ponto branco próximo a uma cerca. Eu baixei o equipamento, era um homem perto de uma cerca” disse Alberto Marques Escalante, dono da produtora.

O peão desapareceu por alguns instantes e o produtor desistiu, trazendo o drone de volta. O equipamento retornou com o bilhete pendurado, fazendo a equipe acreditar que ninguém tinha recebido a mensagem. Porém, cerca de 30 minutos depois veio a surpresa: um homem dirigindo um trator chegou ao local que o grupo se encontrava, era o peão que estava perto da cerca. Ele disse que leu a mensagem e relatou que tomou um grande susto.

De acordo com o cinegrafista Valdec Junior, o pantaneiro disse que “quase morreu do coração”, que nunca tinha visto um drone na vida, que a princípio achou que era um pássaro. E que só reconheceu o equipamento porque assistiu um filme de ação que tinha um drone em uma das cenas.

A ideia de colocar o bilhete no drone se mostrou um sucesso total quando o trator desatolou a caminhoneta com o auxílio de uma corda. A equipe, então, pode seguir viagem e chegou até a fazenda para a gravação. O resgate inusitado no “coração” do Pantanal ocorreu há cerca de duas semanas, porém, a história só veio a tona nesta terça-feira (24), após postagem nas redes sociais.

Depois do resgate equipe conseguiu chegar até o local da gravação (Foto: Alberto Marques Escalante / Arquivo pessoal )
Depois do resgate equipe conseguiu chegar até o local da gravação (Foto: Alberto Marques Escalante / Arquivo pessoal )
Postagem feita pelo dono da produtora de vídeos (Foto: Alberto Marques Escalante / Arquivo pessoal )
Postagem feita pelo dono da produtora de vídeos (Foto: Alberto Marques Escalante / Arquivo pessoal )

 

*Por Ricardo Freitas, G1 MS