Com cerca de 400 inscritos, sendo 200 atletas do MTB e 170 do Trail Run, com a participação de 62 cidades e 19 Estados, foi realizado neste final de semana em Costa Rica, a prova Brasil Ride 24H MTB e pela 1ª vez uma competição de Trail Run. Dod inscritos a grande maioria, 140 competidores de Mato Grosso do Sul. Costa Rica teve 23 inscritos.
A largada ocorreu as 12horas com a presença do prefeito municipal Waldeli dos Santos Rosa, responsável pela bandeirada da largada. Antes o prefeito já havia dado as boas-vindas aos visitantes e parabenizou os organizadores da prova, pela a estrutura montada e também a equipe de colaboradores da prefeitura que deram duro para que tudo saíssem em perfeitas condições.
O circuito de Costa Rica teve o percurso de 29 km de extensão e 500 metros de altimetria acumulada, sendo a mesma pista em que os atletas do mundo inteiro irão competir daqui um ano no Campeonato Mundial de MTB 24 Horas Solo.
As 24 Horas de MTB é realizada em um formato de competição que teve como o objetivo completar o maior número de voltas possíveis dentro do período de 24 horas.
A prova de Costa Rica foi disputada nas categorias solo, dupla e quarteto. As equipes montam suas próprias estratégias, sendo que cada integrante percorreu uma volta inteira sozinho, ou seja, ocorre um revezamento entre os participantes por equipe. No final do período, a dupla ou quarteto que completou o maior número de voltas, dentro de sua respectiva categoria, foi consagrada campeã da disputa.
Já a categoria solo seguiu a mesma regra: conquistar o maior número de voltas em 24 horas, porém, não há revezamento.