Nesta terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente (Semudes) realizou o Dia de Campo do Projeto Pitay no Assentamento Santa Fé, em Alcinópolis. O evento voltado aos pequenos produtores que participarão do projeto discutiu aspectos da produção da fruta, implantação da cultura, como deve ser o manejo, a adubação e a comercialização.
A equipe contou com as orientações do engenheiro agrônomo, José Loreto, que falou sobre as questões que envolvem o processo do cultivo desta fruta exótica e que adquire cada vez mais espaço no campo de Mato Grosso do Sul, e do proprietário da Fazenda Piraputanga, Gervásio José Graeff, que implantou a cultura da Pitaya em sua propriedade.
O Dia de Campo também foi supervisionado pela engenheira florestal da Semudes, Maria Santos, e pela secretária municipal de Desenvolvimento, a bióloga Bruna Barbosa. “O consumo da Pitaya vem crescendo gradativamente no Brasil e é um mercado que está ganhando espaço em nossa região, o que pode favorecer os produtores de Alcinópolis”, explicou Bruna.
*Assecom PMA