A importância da gestão na propriedade rural abre ciclo de palestras da 26ª EXPOSUL

Com o tema “A Solução é a Gestão, a importância do gerenciamento na propriedade rural”, teve início na manhã desta quinta-feira o ciclo de palestras da 26ª EXPOSUL.

Para um público de pequenos e grandes produtores rurais, engenheiros, técnicos e acadêmicos, o palestrante Francisco Paredes, engenheiro agrônomo do SENAR-MS, falou sobre as mudanças na economia, no meio ambiente e, principalmente, no agronegócio. Segundo ele, o que mantém o agropecuarista em sua propriedade é uma boa gestão.

Após demonstrações do atual panorama do agronegócio, não apenas local, mas também internacional, Francisco Paredes enfatizou algumas práticas de gestões que podem e devem ser adotadas pelo produtor rural.

“A gestão é um todo na propriedade. Ela vai desde o planejamento agrícola até o planejamento de custos. O produtor rural é um empreendedor e, a partir do momento que a atividade gera uma renda, uma expectativa de lucro e um planejamento futuro, ela é uma empresa e como tal precisa de organização para conseguir se manter no mercado”, salientou.

Ainda segundo o palestrante, o produtor precisa se conscientizar, organizar as suas atividades e fazer o seu planejamento para conseguir, cada vez mais, se manter competitivo.

Paredes parabenizou o Sindicato Rural pela iniciativa e pelo tema escolhido, pois, segundo ele, isso demonstra a preocupação e a importância que o Sindicato dá à classe produtora da região. “Sabendo que é um tema atual e que estará sempre sendo discutido, é sempre interessante debater e trocar ideias sobre o assunto”, finalizou.

informações diariochapadense