Ao contrário de ajudar na preservação do meio ambiente, oferecer melhor qualidade de vida ao ser humano, com a preservação da natureza, as principais industrias de exploração de petróleo e gás, seguem em ritmo acelerado para destruir cada vez mais o meio ambiente e provocar um colapso total na saúde humano.
Depois de destruir grande parte do meio ambiente nos EUA e ter suas atividades contestadas e provas que colocaram em risco a vida das pessoas, estas industrias, querem agora destruir o solo produtivo do Brasil, principalmente na região centro oeste e sul do estado, onde segundo informações tem grande potencial do gás.
No Estado do Paraná, a exploração já foi barrada em diversos municípios, através de ações populares, dos poderes Legislativo, Executivo e Ministério Público.
Chapadão do Sul e Chapadão do Céu, Costa Rica e Paraíso das Aguas, estão na mira destes destruidores da natureza e do ser humano.
O vereador Alirio Bacca ao tomar conhecimento do fato, já entrou com em contato com os defensores desta exploração e vem disponibilizando e entregando a população e as autoridades, panfletos de orientação sobre a catástrofe que ronda nossa região.
Espera que haja um engajamento de toda a população, bem como das autoridades municipais e até estaduais, destes municípios, para impetrar ações judiciais, para que a maior região produtores de alimentos não seja prejudicada pela ganancia do homem.
O que é
O gás de xisto é um gás natural encontrado em formações de rochas sedimentares (presentes no subsolo). Este gás surge a partir do processo de decomposição de matérias orgânicas, provocado pelo calor e pressão encontrados em áreas profundas do subsolo.
Desvantagens do gás de xisto
– O grande problema da exploração do gás de xisto se refere ao sistema de perfuração do solo na extração. Como este gás é encontrado em profundidades elevadas, a perfuração pode provocar a contaminação das águas, por produtos químicos, presentes em lençóis freáticos.
– Outro problema é que estas perfurações também podem ocasionar a desestabilização do solo, ocasionando desmoronamentos e pequenos terremotos (detectados somente com sismógrafos sensíveis).
– Assim como o petróleo, o gás de xisto não é uma fonte de energia renovável.
– Os investimentos iniciais para exploração são elevados, pois necessita de muita tecnologia. Isso ocorre, pois, os poços de gás de xisto se encontram em profundidades de até 3.000 metros.
Outras fontes de energia
Existem outras Tecnologias de energia sustentável incluem energia hidroelétrica, energia solar, energia eólica, energia das ondas, a energia geotérmica, a bioenergia, a energia das marés e também as tecnologias destinadas a melhorar a eficiência energética.