Projeto de Leitura “Costurando Histórias” implantado pela Secretaria de Educação em todas as unidades fortalece vínculos familiares

A SEMED – Secretaria Municipal de Educação, por meio da coordenação das etapas da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental lançaram no mês de maio, o Projeto “Costurando Histórias”.
O projeto tem por finalidade principal a leitura, o conhecimento e o aprofundamento da Obra “Colcha de Retalhos”, que tem como temática central conhecer as características sociais e culturais de cada criança/aluno, bem como possibilitar que as crianças conheçam as histórias de seus antepassados, compartilhando com a família a importância de preservar a sua essência, despertando os laços de amor e de amizade entre as pessoas e cultivando a auto estima.
Dentre as etapas do projeto, estão incluídas ações como reunião com a família da criança, presença e participação dos pais na sala de aula com a prática de contação da história de vida da criança, bem como as lembranças de momentos importantes vividos com a família.
Há também incluídas nessas ações um dia especial para as avós, já que hoje ela tem uma participação significativa na educação dos netos.
O projeto tem como objetivo ainda, construir uma “colcha de retalhos”. Os “retalhos” ou ainda peças de roupas das crianças, levados pelos alunos ou por membros de sua família, possuem histórias… histórias que serão contadas … e registradas.
A culminância do projeto se dará ao final do ano letivo, em todas as unidades escolares. Com noite de autógrafos e exposição das “Colchas de Retalhos” construídas no decorrer do ano letivo.
Unidades participantes do projeto:
– Escola Municipal Cecília Meireles
– Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade
– Escola Municipal Érico Veríssimo
– Escolas do Campo
– CEI Esperança
 – CEI Sonho Meu
– CEI Sibipiruna
– CEI Flamboyant
– CEI Pingo de Gente
  
A SEMED parabeniza as ações das unidades escolares, bem como de seus gestores, coordenadores e professores que estão fazendo do projeto uma ação de sucesso.
Parabeniza também a ação dos pais que estão, de forma efetiva, participando do processo de desenvolvimento de seus filhos dentro das unidades. Pois dessa forma, inserem-se num processo de acolhida da família na escola (principalmente nos centros de educação infantil) transformando relações de afeto, carinho e cuidado.
Assim, a SEMED, juntamente com a participação efetiva dos seus gestores, coordenadores, professores e pais vai “Costurando Histórias”… Pois somos todos construídos de pequenos retalhos que juntos formam histórias de vida.
 
*Assecom PMCS