Foi reinaugurado em Chapadão do Sul, nesta quarta-feira 04, as ampliações do terminal ferroviário da Rumo Logística (concessionária que administra a Ferronorte) e ECTP – Engelhart Commodities Trading Partners , com 60 mil metros quadrados, capacidade de 30 mil toneladas estáticas e 15 mil toneladas de carregamento diário de soja, milho, açúcar, álcool e outras commodities, chegando ao total de 2 milhões de toneladas/ano, além de geração em torno 100 empregos diretos e 1000 indiretos
A Rumo Logística, em parceria com a ECTP, investiram R$ 27 milhões na ampliação do Terminal de Chapadão do Sul, que passa a ter capacidade para embarcar até dois milhões de toneladas de grãos ao ano, crescimento estimado superior a 300%. Reativado em fevereiro de 2017, o terminal movimentou 600 mil toneladas de soja e milho até o fim do ano.
Cerimonia
Participaram da cerimônia de reinauguração e do descerramento da placa o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug; Júlio Fontana Neto, presidente da Rumo Logística; Adriano Antunes, diretor de Logística da ECTP Brasil; Jaime Verruck, Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar; o deputado Estadual Paulo Corrêa; Darlan Fábio de David, vice-presidente de operações norte da Rumo; Oseias Oliveira, diretor-geral da ECTP; Sérgio Bonocielli Júnior, representante do Grupo ATT; Alfredo Zamlutti, presidente da Federação das Associações Empresarias de MS e representante da FIEMS e Comércio; a primeira Dama e secretária de assistência social Maria Das Dores Zocal Krug, Lauri Dalbosco, presidente do Sindicato Rural, vereadores, e Secretários Municipais de Chapadão do Sul, vice-prefeito de Chapadão do Céu, Cidão e vários empresários do ramo de transportes e logística.
Em seu pronunciamento do presidente da Rumo Logística, Júlio Fontana Neto, afirmou que “A reinauguração deste terminal é um marco para a gente da empresa Rumo. A última vez que foi operado foi em 2013, depois ficou abandonado e as máquinas foram retiradas daqui. Com esta parceria, conseguimos o feito de hoje inaugurar uma unidade de primeiro mundo, com tecnologia de ponta, altíssima produtividade e que vai trazer muitas alegrias para a Rumo, Chapadão do Sul e Governo do MS”. Finalizou dizendo que o terminal é resultado de uma parceria que vem sendo cultivada há muito tempo, com apoio do Governo do Estado e do Prefeito João Carlos Krug, em busca de desenvolver projetos que possam alavancar a geração de renda.
O prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, lembrou que a reinauguração do Terminal Modal representa marco no desenvolvimento do município. Krug lembrou que em 1999, quando foi inaugurada a ferrovia Ferronorte, que passava por Chapadão do Sul, com presença de ministros e tudo mais, a região pouco pôde aproveitar, porque à medida em que eram inaugurados novos terminais, como em Rondonópolis (MT), Alto Taquari (MT) e Alto Araguaia (MT), o volume da unidade de Chapadão do Sul foi diminuindo, até encerrar as operações em 2013.
“É um novo marco, hoje vemos um terminal de embarque sofisticado, para toda região, que vai agregar valor à nossa produção agrícola. Isso significa menos caminhões, o que vai dar mais segurança também nas rodovias. Em contrapartida, o terminal ainda nos traz a geração de emprego e renda. O investimento representa o bom momento que vive Chapadão. “Além disso, nós temos a construção de uma revenda de tratores que vai investir aqui, com prédio próprio, temos a segunda maior empresa de defensivos do Brasil que também está investindo aqui. Temos a construção de três usinas hidrelétricas na região, o que mostra que as pessoas estão procurando Chapadão do Sul para investir”. Enalteceu o prefeito de Chapadão do Sul.
Falando em nome da empresa, o diretor de Logística da ECTP , Adriano Antunes, afirmou que a empresa começou em 2013, como plataforma global de commodities do Banco Pactual. Operamos assim até em 2015, quando chegamos ao auge do nosso volume, movimentando 4 milhões e meio de toneladas, nos principais portos do Brasil. No fim de 2015, começamos a movimentar em Chapadão do Sul e chegamos a 600 mil toneladas de soja em 2017, e hoje podemos chegar a 2 milhões. Estamos em todos os continentes, com soja, milho, açúcar, metais, minerais e petróleo, fazendo a rota, principalmente, do Brasil à China”.
Representando o governador, o secretário Jaime Verruck afirmou que desde o início do Governo, temos feito um trabalho forte com a Rumo para reativação desse terminal. A ferrovia reforça o potencial logístico de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o Governo do Estado busca a abertura de ferrovias, tanto que, além de Chapadão do Sul, abriu terminal de celulose em Aparecida do Taboado, permitindo transporte pela Ferronorte. Os pontos de escoamento representam melhor custo ao produtor, uma vez que MS cresceu bastante nos últimos cinco anos, chegando à produção de 9,5 milhões de toneladas, e 400 mil hectares de produção nos últimos dois anos.
“Hoje nós temos dois pontos. Um de commodities e outro de celulose. Para a logística, os resultados têm sido ótimos, pois em termos de preço, já melhorou para o produtor. Chapadão do Sul concentra produção onde embarcamos soja dos municípios agrícolas de São Gabriel do Oeste, Costa Rica, Alto Araguaia MT e a produção local de Chapadão do Sul Alto aqui. Se o fluxo se deslocar para cá, o preço melhora, pois cai o custo com logística. Além disso, beneficia a geração de emprego, a economia local, pois os caminhões vêm para cá e consomem o diesel oferecido por aqui”. Afirmou o secretário
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