O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, consultor da Somar Meteorologia, destaca que na safra 2014/2015, o grande fenômeno climático que vem influenciando o desenvolvimento das lavouras é o El Niño e aponta que ele poderá ser o mais forte dos últimos anos, atingindo em intensidade o que ocorreu no ciclo 1997/1998.
“O clima esse ano será bem mais favorável do que prejudicial à produção. Apesar das chuvas mais irregulares entre setembro e outubro, não há indicativos de que venham a ocorrer períodos longos de estiagem, como ocorreu na safra passada, mais precisamente em outubro do ano passado. Contudo, no verão poderá vir a ocorrer um período de estiagem. O problema é que ainda não há como precisar com exatidão quanto ele irá ocorrer, mas deverá ser na primeira metade do verão (entre janeiro e fevereiro)”, ressaltou Santos.
As tendências climáticas para os próximos meses em razão do El Niño serão debatidas pelo consultor da Somar no 13º Simpósio da Soja, evento que será promovido pela Cooperativa Agrícola Sul-Matogrossense em parceria com a Embrapa, no dia 2 de setembro, na Câmara Municipal de Naviraí.
O evento já é uma tradição na região e reúne mais de 200 pessoas de diferentes estados como Paraná e São Paulo, além de Mato Grosso do Sul.
G1 – MS