Confira o resumo das novelas de hoje

NOVELAS DA GLOBO

MALHAÇÃO

Tito pede ajuda aos vizinhos para socorrer Heitor. Isadora se desculpa com Pérola. Márcio faz um elogio a Rafael. Paulo se desespera com a separação. Breno aborda Verena na rua, ela o enfrenta e é apoiada pelos amigos. Alex, Hugo, Flora e Maria Alice tentam acalmar Tito. Verena denuncia Breno. Gabriela encontra Garoto. Tito se anima com chegada de Garoto ao Le Kebek. Rafael pede para passar a noite com Gabriela. Tito leva Garoto para ver Heitor. Paulo conta para Flora e Alex que Gabriela irá sair de casa.

ORGULHO E PAIXÃO

Todos na Mansão do Parque ficam chocados com a aparição de Josephine. Elisabeta flagra Ofélia lendo sua reportagem no jornal. Ernesto se despede de Luccino e Fani. Elisabeta entrevista Ofélia. Cecília leva Rômulo para falar com Josephine. Ema sugere que Mariko namore Ernesto. Darcy recebe um bilhete, que acredita ser de seu pai, e fica indignado. Susana questiona Julieta sobre o falso casamento de Camilo. Aurélio proíbe Ema de se casar com Edmundo. Mário/Mariana vê Brandão e Josephine juntos. Darcy se surpreende com a chegada de Lady Margareth.

DEUS SALVE O REI

Afonso avisa a Amália que nunca tocará em Catarina e propõe que os dois continuem juntos. Afonso garante a Amália que manterá segredo sobre seus encontros na casa da Brumela. O médico avisa que Margô não deve ser exposta a emoções fortes. Rodolfo diz a Orlando que precisa se casar com Margô para financiar sua luta para derrubar Afonso e voltar a reinar sobre Montemor. Lucrécia convence Margô a cancelar o casamento, para desespero de Rodolfo. Enoque decide levar Augusto a uma taverna. Naná decide ir a Lastrilha com Glória, com uma carta de apresentação de Margô. Dionísia diz a Lucrécia que Margô esqueceu que cancelou o casamento. Ísis descobre por Amália que foi manipulada por Catarina para colocá-la na fogueira. Amália pede ajuda a Selena para reunir provas contra Catarina. Catarina tenta seduzir Afonso.

SEGUNDO O SOL

Luzia se preocupa com Manuela. Dodô reclama do interesse de Clóvis por Gorete. Um homem entrega um pacote para Remy. Remy questiona Gorete sobre Dodô, e desconfia. Laureta revela a Karola que Ícaro se encontrou com Luzia. Clóvis e Gorete se beijam. Karola não deixa Laureta falar com Valentim. Valentim defende Rosa para Beto. Luzia/Ariella aconselha Manuela a marcar um encontro com a mãe biológica. Ionan tenta defender Maura de Viana. Maura confidencia a Ionan que é lésbica. Dodô não consegue explicar sua implicância com Gorete para Remy. Karola tenta seduzir Beto. Rochelle provoca Manuela, e Zefa tenta acalmar a menina. Manuela diz a Cacau que deseja falar com a mãe. Laureta descobre o endereço de Luzia e avisa a Karola. Manuela vai ao encontro com a mãe. Ionan e Maura recebem uma denúncia sobre Luzia. Luzia chega ao hotel e Groa tem um mau pressentimento.

ONDE NASCEM OS FORTE

Hermano reclama da separação dos pais. Pedro pensa em Cássia. Ramiro assiste ao show de Ramirinho. Cássia reconhece a voz de Ivonete. Valquíria vasculha o celular de Hermano. Ramiro tenta convencer Cássia a esquecer Ivonete. Ramirinho compra entorpecentes com Plínio. Ivonete pede ajuda a Plínio. Orlando repreende Simplício. Rosinete discute com Pedro. Aurora se encontra com Clécio. Fiéis lotam o salão principal do Lajedo dos Anjos à procura de Samir. Angelines volta para a cela e Maria e Betânia ficam tensas. Ramiro ordena que Plínio se livre de Ivonete. Valquíria e Hermano encontram uma solução para acabar com as dívidas de Pedro. Cássia procura por Ivonete. Tião das Cacimbas entrega outro passarinho para Ramiro. Hermano encontra Simplício no sítio.

NOVELAS DO SBT 

CORAÇÃO INDOMÁVEL

Resumo não divulgado pela emissora até a publicação desta matéria.

AMANHÃ É PARA SEMPRE

Resumo não divulgado pela emissora até a publicação desta matéria.

AS AVENTURAS DE POLIANA

Afonso se insinua para Luísa usando como desculpa a apresentação de sua Casa de Carnes. Filipa derruba a bolsa de Kessya com os pães de mel que a garota estava vendendo. Filipa ainda pisa em cima dos doces. Poliana intervém e diz que não é correto o que ela fez. João chega em seu esconderijo e descobre que Feijão está lá. O garoto decide fazer uma placa para ele com seu nome. Filipa vai até a diretora Ruth e afirma que é um absurdo Kessya vender comida na escola. Gabriela (Graciely Junqueira) chega na escola. A menina, que fazia intercâmbio no Canadá, diz estar feliz em estar de volta. Brenda fica nervosa, pois não gosta dela. A garota acaba falando com Guilherme e deixa Brenda, Raquel e Mirela enciumadas. Ruth fala com Kessya e Gleyce para não venderem mais os doces na escola. Yasmin e Filipa descobrem que Kessya é filha da faxineira da escola. Marcelo conta para Ruth e Helô que acredita que Luigi possa estar sofrendo bullying de Éric e Hugo. Glória diz para Claudia que ela deve procurar um novo emprego, pois não entende de arte o suficiente para trabalhar na galeria. A mulher diz que fará as melhores recomendações. Claudia fica preocupada em estar novamente sem emprego. Brenda e Kessya dançam juntas uma coreografia.

BAND

AMOR PROIBIDO

Cetin propõe um contrato pré-nupcial e Firdevs se ofende. Nilay discute com Deniz e a demite. Behlul e Nilay tem uma discussão tensa na frente do toda a família. Adnan desiste de viajar e chega em casa bem no momento da briga de Behlul e Nilay. Bihter percebe areia nos sapatos de Adnan e desconfia que ele possa ter ido na casa da praia. Kemal faz promessas à Katya e eles decidem ficar juntos. Nilay e Behlul fazem as pazes. Besir liga para Deniz.

NOVELAS DA RECORD

LIA

Jacó foi o progenitor da Nação Judaica. Ele teve doze filhos, que deram nome às doze Tribos de Israel. Esses filhos nasceram de suas esposas: as irmãs, Lia e Raquel; e de suas concubinas: Bila e Zilpa. Essa é a história dessas mulheres.

Labão, pai de Lia e Raquel,  não é um homem de fé, pelo contrário. Astuto, oportunista e enganador, o que lhe interessa  é o lucro. Ele vive com sua família (esposas, concubinas e filhos) e servos em suas terras, habitando em tendas, na área rural da cidade de Harã (Mesopotâmia). Possui rebanhos, plantações, e todos trabalham para o sustento dessa comunidade patriarcal sob seu comando.

Labão é neto de Naor, irmão de Abraão. Ele é filho de Betuel, e irmão de Rebeca, que se casou com Isaque (filho de Abraão). Nessa época era comum o casamento entre primos a fim de preservar a propriedade e a identidade familiar.

Quando Abraão partiu para Canaã, esse ramo da família permaneceu em Harã, onde as crenças pagãs eram bem fortes e disseminadas.

Lia (8 anos), filha de Labão, é uma menina doce e tímida, que vive sob o jugo de seu pai, um homem insensível e violento, e de seus meios-irmãos, criados à imagem do pai. Sua mãe lhe passou algo sobre a fé no Deus de Abraão, mas ela morre no parto de sua irmã, Raquel.

Lia, então com oito anos, perde a única pessoa que lhe dava algum carinho e atenção e assume os cuidados de sua irmãzinha. Nessa dura tarefa, ela conta com a ajuda de Zilpa (8 anos), serva de seu pai, dando início a uma forte amizade.

Raquel cresce e se torna uma moça belíssima. Lia não é bela como a irmã e guarda os olhos tristes de quem perdeu a infância.

Enquanto Lia é prendada nos afazeres domésticos e talentosa cozinheira, Raquel prefere as atividades ao ar livre, como o pastoreio. Embora esta seja uma tarefa normalmente dada a um homem, Labão não se importa. A partir do momento em que Raquel saiba cuidar do rebanho, a segurança da filha não o preocupa tanto.

A serva Zilpa sofre realizando as tarefas mais árduas como cuidar dos porcos, recolher lenha, trabalhar na plantação, etc. Além disso, pena nas mãos de Labão e seus filhos que a veem como mero objeto, abusando dela. Ciente de sua situação como serva, ela obedece e aguenta as provações sem se revoltar, procurando ver o lado bom das coisas. Sempre otimista, de bom coração, Zilpa desafia o sofrimento com um sorriso no rosto, usando o véu da leveza para esconder suas feridas profundas.

Lia (24 anos), Raquel (17 anos) e Zilpa (24 anos) dividem a mesma tenda, mas apenas Lia e Zilpa partilham seus sonhos, frustrações, alegrias e tristezas.  Quando Bila (12 anos), é comprada como serva por Labão, Lia e Zilpa acolhem a menina entre elas. Raquel não tem a mesma generosidade e pouco se importa com uma serva. Lia e Zilpa se unem para sobreviver nesse universo masculino.

Enquanto Lia guarda os ensinamentos sobre o Deus de Abraão e os passa para Zilpa, Raquel prefere continuar com os hábitos e crenças pagãs.

Raquel é uma força da natureza, linda, e mimada, sempre conquistando o que deseja com seu modo sedutor de agir.

Grazi Schmitt Divulgação/Record TV

Enquanto Raquel cresce confiante, sabedora de seus encantos femininos e a procura de um marido rico e que lhe traga muitos benefícios, Lia se sente o patinho feio da família. Apesar de ser mais sábia e  madura que as outras mulheres, ela não consegue suplantar sua insegurança e está sempre tentando agradar a todos em busca de aprovação. Em seu íntimo, Lia sonha em encontrar um homem que a ame perdidamente e que a faça a mulher mais feliz do mundo.

Labão é um homem rude, trata mulheres como seres inferiores, que devem servi-lo e obedecê-lo, sem direitos maiores do que receber comida e uma tenda sobre a cabeça. Suas filhas são apenas moeda de troca num casamento, nada mais que isso. Quando Jacó, filho do rico Isaque, chega à Harã, Labão recebe o sobrinho com bons olhos, visando tirar algum proveito dele.
Jacó é filho de Rebeca, irmã de Labão que chega de Canaã à procura do tio, buscando guarita e uma mulher para desposar.

Antes de Jacó nascer, Deus disse que ele seria pai de uma nação forte e que seria exaltado acima do seu irmão gêmeo, Esaú (Gênesis 25:23). Mas Jacó usa de artimanhas para tirar a progenitura do irmão e acaba fugindo de Canaã com medo da ira de Esaú. Ao invés de confiar que o Senhor lhe daria tudo o que prometeu, Jacó segue usando de astúcia e esperteza para conseguir as coisas de seu jeito.

Até Jacó reconhecer que o Deus de seu pai Isaque e de seu avô Abraão, é também o seu Deus, a jornada será longa, árdua e com muitos dissabores …

É esse homem, que acha que consegue tudo graças à sua esperteza, que tenta barganhar com Deus a sua proteção (Gn 28:20-21) que chega a Harã em busca de uma esposa entre sua parentela, seguindo o conselho de seu pai.

Ele conhece Raquel e logo se apaixona perdidamente. Ela o leva até Labão, que o recebe de braços abertos, oferecendo trabalho.

Ao longo da história, veremos que Labão e Jacó estão sempre disputando para ver quem é mais esperto, tentando tirar vantagem um do outro. Por conta do voto que Jacó fez com Deus, ele se torna muito próspero, porém ainda é um homem que traz dentro de si o medo, questões mal resolvidas do passado, inseguranças…

A chegada de Jacó mexe com essas mulheres. Apesar de ter semelhanças com Labão, Jacó é um homem bom, que trata as mulheres com respeito e delicadeza, o que as deixa suspirando…
Mesmo sabendo que Jacó está apaixonado por sua irmã, Lia não consegue se impedir de sonhar com aquele homem e desejar ser amada por ele. Ela se culpa e tenta sufocar esse sentimento, inutilmente.

Como condição imposta por Labão, Jacó trabalha durante sete anos para desposar Raquel, mas é enganado pelo sogro, que lhe dá Lia em casamento. Sem saber que Lia foi forçada, Jacó fica furioso com ela, julgando-a uma usurpadora e traidora. Ele então cumpre uma semana com Lia e casa também com Raquel, concordando em trabalhar mais sete anos por ela, a mulher que realmente ama.

Assim começa o drama de Lia, rejeitada desde o início por seu marido… e de Raquel,  quem tem o amor de Jacó, mas não consegue lhe dar um herdeiro, enquanto a irmã tem um filho atrás do outro….

Em sua trajetória, Lia irá ao encontro da sabedoria e da Fé, que a fará enxergar  que ninguém está acima de Deus e que, portanto, não deve idolatrar seu marido. Ela então deixa de se colocar abaixo de Jacó, tornando-se uma mulher forte e admirável.

Já Raquel se deixa cegar pela vaidade e egoísmo, numa luta incansável em manter o “primeiro lugar” no coração do marido, usando de todas as armas ao seu alcance, sem perceber que nada disso lhe dá paz e felicidade.

As irmãs alternam momentos de ódio e disputa, numa intrincada relação permeada pela inveja e ciúmes.

Bila é a mais jovem entre essas mulheres e se torna um fantoche nas mãos de Raquel que, na frente de Jacó, a trata com zelo e carinho, mas por trás a trata com desprezo e desmerecimento. Mas sua participação na vida de Raquel acaba sendo maior do que a de uma simples serva. A fim de vencer sua irmã na luta em dar herdeiros a Jacó, Raquel entrega Bila ao marido para que lhe dê filhos em seu nome.

Zilpa não é indiferente ao charme de Jacó, mas sabe que tal homem está além do que pode ansiar para si. Apesar de ter sofrido muito, ter sido abusada sexualmente por Labão e seus filhos, se acha abençoada por ter encontrado a proteção de Lia e de Jacó. Zilpa é a desajeitada, desastrada, até engraçada. Ao contrário de Bila, ela não tem ressentimentos e nem culpa ninguém pelas coisas ruins que lhe aconteceram. Seu coração é bom, puro, alegre e generoso.

Na disputa pelo amor e atenção de Jacó, a relação das irmãs é abalada, dando início a um jogo de poder feminino onde Zilpa e Bila também serão envolvidas.

A minissérie Lia estreia em 26 de junho e será exibida de segunda à sexta-feira, a partir das 20h30.

 

*OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA