Foi realizada na tarde de ontem (22), em Costa Rica, a 6ª Caminhada contra as Drogas, que fechou a 4ª Semana Municipal de Combate às Drogas. Participaram mais de 1.000 pessoas, entre elas o prefeito Waldeli do Santos Rosa, o delegado da Polícia Civil Alexandro Mendes de Araújo, os vereadores Juvenal da Farmácia e Cocó, além de empresários, secretários, policiais, professores e alunos de todas as escolas municipais, e outros integrantes da comunidade em geral.
Munidos de faixas e cartazes contendo frases como “Sim à Vida e Não às Drogas”, “Drogas, tô fora”, entre outros, o grupo saiu do Auto Posto Ferrato e seguiu pela Avenida José Ferreira da Costa, até o Cruzeiro acima da Fundação Hospitalar. A caminhada, escoltada pela Polícia Militar, também contou com a participação da Polícia Militar Ambiental, com várias crianças do Projeto Florestinha, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, bem como do Rotary Club e de outras entidades.
Leandro Bortolazo, cidadão de Costa Rica, destacou a importância do movimento que cresce cada vez mais. “A gente sabe que tem fatores que contribuem para uma pessoa entrar nas drogas e outros que ajudam a prevenir, como uma família bem estruturada. Por isso é importante participar de eventos como este e fortalecer a comunidade”, disse.
Organização
Segundo o delegado Alexandro, presidente do Conselho Municipal Antidrogas (Comad) de Costa Rica, entidade responsável por organizar a Semana Antidrogas iniciada na terça-feira (19) passada, disse que o objetivo foi o de manter a tradição anual de promover a caminhada. As ações sugeridas pelo Comad foram realizadas em parceria com os poderes Executivo e Legislativo Municipal, empresários, escolas e toda a sociedade civil organizada. “O Comad não faz nada sozinho. Precisamos deste apoio para realizarmos nossas ações sociais”, disse.
O objetivo principal, pontou, foi o de conscientizar a população sobre o risco das drogas. “Somente juntos conseguiremos enfrentar este câncer social chamado de droga. Contamos com a colaboração de todos e espero que esta manifestação popular não pare por aqui. Que fique o ano inteiro. Que cada pai de família pense nos cuidados com seu filho, e que cada filho seja motivo de orgulho para seus pais e diga não às drogas”.
O tenente Palácio, da Polícia Militar, relatou que sua corporação tem realizado ações rotineiras, não apenas combatendo traficantes, mas também promovendo palestras educativas e chamando a atenção para outro problema. “A gente também visa muito o álcool, que é uma droga lícita, mas é a porta de entrada para as outras drogas. Sempre pedimos que os pais não bebam na frente dos filhos, e quando o fizerem, não dirijam, pois tudo o que eles fazem, são usados como exemplo pelos filhos no futuro”.
Ações do Município
O prefeito Waldeli afirmou que a prefeitura é parceira atuante no trabalho de “tirar a pedra no caminho das pessoas” que é a droga. O chefe do Executivo Municipal relatou que, pouco antes da caminhada, recebeu em seu gabinete uma pessoa desesperada que buscava ajuda para se internar em uma clínica e iniciar tratamento contra o vício. “Acabamos de interná-lo. Me sinto muito agradecido por Deus ter me dado a oportunidade de ser prefeito e poder atender estas pessoas”.
Ao todo, a prefeitura mantêm ações preventivas, como o Projeto Buscando Novos Sonhos, que amparam 1.500 crianças, lhes oferecendo melhores oportunidades. “Temos debatido o assunto também em toda reunião escolar e palestras em salas de Aula. São ações planejadas para lutarmos contra essa epidemia. Também prestamos orientações às famílias de baixa renda, como do Programa Bolsa Família”.