Polícia Civil de Costa Rica adota tolerância zero no combate às drogas

A Polícia Civil de Costa Rica adota política de tolerância zero no combate ao tráfico de drogas. Segundo o delegado Alexandro Mendes de Araújo, titular da Delegacia de Polícia local, as ações são intensificadas tanto contra o grande como contra o pequeno traficante. Durante operação em maio, juntamente com a Polícia Militar, uma família inteira de distribuidores de entorpecentes que agia na cidade foi presa.

O delegado entende que o pequeno traficante, como é comum encontrar em Costa Rica, é tão nocivo quanto grandes fornecedores. Por este motivo, a polícia faz uso do serviço de inteligência para acumular informações e elaborar relatórios sobre suspeitos. “Temos intensificado trabalhos de investigação, adotando interpretação rigorosa da lei no que diz respeito ao tráfico”, explicou.

Além de agente de segurança, Alexandro também atua como presidente do Conselho Municipal Antidrogas (Comad) que, nesta terça-feira (19), deu início à 4ª Semana Municipal de Combate às Drogas, evento que, nos próximos dias, realiza palestras e trabalhos pedagógicos com intuito de orientar a comunidade, principalmente jovens, sobre o risco do uso indevido de entorpecentes.

“Levando-se em conta que o enfrentamento ao tráfico e uso de drogas se ampara em três pilares que são, repressão, conscientização e prevenção, bem como que as forças de segurança sozinhas têm se mostrado insuficientes paras resolver o problema do tráfico, o Comad vem com a fundamental proposta de conscientizar as pessoas quanto ao potencial destrutivo provocado pelas drogas. A partir destes conceitos, prevenimos que jovens ingressem neste mundo sombrio”.

Fonte: MS Todo Dia