Secretaria de Saúde realiza no período de 11 de junho a 11 de julho a 1ª Campanha de Coleta de Preventivo 2018 do ano
Com o objetivo de desenvolver estratégias e ações que reduzam a mortalidade e as repercussões físicas, psíquicas e sociais dos cânceres de colo de útero e de mama, a Secretaria Municipal de Saúde realiza no período de 11 de junho a 11 de julho de 2018, a 1ª Campanha de Coleta de Preventivo do ano, alusiva ao Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher, celebrado em 28 de maio.
A campanha integra as ações de prevenção da saúde da mulher adotadas pela Secretaria Municipal de Costa Rica – MS durante todo o ano, e neste período, em especial, tem o objetivo de chamar atenção do público feminino quanto ao combate e prevenção do câncer de mama e de colo de útero. “O intuito é prevenir, diagnosticar, tratar e acompanhar as lesões percussoras dos cânceres e as patologias associadas”, explica secretária Adriana Tobal
A partir desta segunda-feira, todas as ESFs – Estratégia de Saúde da Família – do município estarão em campanha, prontas para receber as mulheres e realizar o exame preventivo, das 7h às 11h e das 13h às 17h. E ainda, no próximo dia 27 de junho (quarta-feira), todas as unidades de saúde vão abrir das 18h às 21h também para coleta. “Será possível privilegiar o atendimento às mulheres que necessitam de um horário especial”, salienta Adriana Tobal.
Conforme a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Daiane de Souza Pupin, durante a coleta os profissionais da Saúde também vão dar orientações sobre o autoexame da mama. “Todas as mulheres que coletarem seu preventivo durante a campanha irão concorrer a um brinde, sendo que será um para cada unidade de saúde.
Para realizar a coleta do preventivo, a enfermeira também repassa algumas orientações importantes, como por exemplo, “não estar em período menstrual, abstinência sexual de no mínimo 24 horas antes da coleta (mesmo com uso de preservativo), e, nas 48 horas que antecedem o exame, evitar o uso de duchas, cremes e medicamentos vaginais. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê”.
Para o atendimento, basta seguir até a unidade de saúde do seu bairro, munido do Cartão do SUS – Sistema Único de Saúde – e realizar o exame.