Controle de Vetores ministrou palestras nas escolas sobre dengue, chinkungunya, Zika e febre amarela
Mesmo com o período da seca a preocupação com a dengue, chinkungunya, Zika e febre amarela é um trabalho permanente em Chapadão do Sul. No final do mês passado, a Secretaria de Saúde, por meio do Controle de Vetores, realizou uma série de palestras educativas nas escolas.
Foram duas semanas de palestras em todas as escolas municipais, estaduais e duas particulares, atingindo mais de 1.800 alunos do 4º ano ao ensino médio.
Durante as palestras foi feita a distribuição de material informativo sobre cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos, os alunos puderam ver de perto amostras de larvas além do trabalho com slides com dezenas de orientações importantes para o cuidado diário em casa.
Este ano palestras já foram realizadas também nos postos de saúde. Outras ações, como blitz educativas são realizadas, além do trabalho diário de visita as residências.
Veja algumas dicas importantes para a eliminação dos criadouros:
– caixas d’água devem estar totalmente vedadas, evitando a entrada e saída de mosquitos;
– calhas devem ser limpas, sem folhas e sujeira;
– galões, tonéis, poços, latões e tambores devem sempre estar totalmente vedados;
– qualquer objeto que acumule água deve ser eliminado: pneus velhos devem ser guardados em locais cobertos, enquanto garrafas vazias precisam ser empilhadas com a boca sempre para baixo;
– limpe ralos e coloque telas de proteção;
– até bandejas da geladeira podem virar criadouros, então elas devem estar limpas e secas;
– jamais coloque água nos pratinhos de vasos de planta; preencha com areia e lave semanalmente estes recipientes;
– vire baldes e vasilhames da área de serviço de boca para baixo;
– se você usa lonas para cobrir objetos ou entulho, garanta que elas estejam bem esticadas, evitando a formação de poças;
– piscinas e fontes devem estar sempre limpas e tratadas com os produtos específicos para isto.
Ficar livre dos malefícios causados pela dengue, zika e chikungunya é fácil, mas depende do esforço de todos. Se cada um fizer a vistoria semanal e acabar com os criadouros do Aedes aegypti, toda a população de Chapadão do Sul ganha em saúde e bem-estar.
*Assecom PMCS