Lutando contra leucemia, médico de Chapadão do Sul faz apelo para doadores de sangue

O médico Renan Gomes está há seis meses em tratamento contra a Leucemia Mieloide Crônica (LMC) e agora, ele precisa auxílio da população para continuar o tratamento. Internado em um hospital da Capital, ele enfrenta uma fase da doença que necessita de transfusão contínua de sangue.

“Estou em uma fase que descompensou, o organismo não produz as plaquetas, hemoglobinas e tudo que é necessário, então preciso de transfusão contínua de sangue, por isso nosso apelo a todos para que doem sangue”, explica Renan, que aos 32 anos, enfrenta com serenidade o momento que está passando.

Segundo ele, o tempo “meio frio, parece que colabora para que as pessoas doem menos, então não é só por mim, mas por todos que necessitam, e quero pedir que quem puder ajudar, ir ao Hemosul doar sangue e plaquetas, vai salvar várias vidas”.

Critérios

E para doar sangue é simples, basta ir até o Hemosul e atender os critérios para doação. É preciso levar um documento oficial com foto (CNH ou RG), e os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos, é o Hemosul lembra que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Intervalo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes,hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Medicamentos: alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.

Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.
Alimentação: Não esqueça: você deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.

Serviço
O Hemosul fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 1304, Centro, Campo Grande
e funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h. O número de contato é 3312-1500 ou  3312-1517.

 

 

 

Fonte: Liziane Berrocal- Top Mídia