Em 30 cidades do interior de MS não há um ‘pingo’ de combustível nos postos, diz sindicato

Em 30 cidades do interior de Mato Grosso do Sul não há combustível nos postos, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes (Sinpetro-MS). Entre os municípios estão: Bonito, Cassilândia, Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Cassilândia.

Segundo sindicato, a situação no interior só poderá ser normalizada com a mudança de dois cenários.

O primeiro é se os caminhões conseguirem deixar as garagens das distrubuídoras. Nesta segunda-feira (28), alguns carregamentos só puderam ser feitos com escolta policial e do Exército. Em um dos carregamentos, cerca 20 carretas foram escoltadas na BR-163. Os veículos saíram de Campo Grande e foram levados para abastecer a região de Dourados.

“Não tem como colocar as carretas nas estradas nestas condições, é uma questão de segurança, achavamos que a greve ia terminar completamente hoje, mas não foi isso que ocorreu” disse o presidente do Sindepetro-MS, Edson Lazaroto.

O segundo ponto que afeta o abastecimento no interior é o baixo estoque das 8 distribuidoras de Campo Grande, que atendem todo o estado. Apenas 2 delas ainda têm estoque, ambos muito baixos. Se essas distribuídoras não forem reabastecidas, as cidades do interior vão continuar sem combustível. A expectativa das empresas é que o problema seja solucionado com a liberação gradual das estradas.

Ricardo Freita G1 MS – Foto: David Melo