Finalizada, neste último domingo (20) a 109ª Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo da Comunidade Quilombola Santa Tereza, localizada a 53 km de Figueirão, com muita fé e devoção da tradicional Família Malaquias.
A festa segue o calendário Pentecostal da Igreja Católica que são os 50 (cinquenta) dias após a celebração da páscoa.
A chegada da bandeira foi no sábado (19), recebida por muitos devotos. Logo após a santa missa, deu-se início as atividades festivas com a suculenta linguiça de Santa Tereza, a dança do catira, o baile e leilão das pequenas prendas, finalizando, no domingo, com o grande almoço e leilão de gado.
A festa segue a tradição da família Malaquias, que no decorrer dos anos vem cada vez mais se aprimorando e mantendo viva a fé no Divino Espírito Santo. Esse ano os festeiros foram Aldinei Rodrigues Ferreira e esposa Aparecida Malaquias da Silva, Valdomiro Martins Fernandes e esposa Ezir Malaquias da Silva.
O Departamento de Cultura da Prefeitura de Figueirão acompanhou as festividades registrando toda a programação, visto que a Festa se tornará Patrimônio Cultural do Estado, através da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.
A Secretaria Municipal de Saúde deu total apoio com uma ambulância à disposição, e com enfermeiros aplicando vacinas e realizando aferição de pressão e testes rápidos.
A Secretaria de Infraestrutura, Agronegócio, Empreendedorismo e Meio Ambiente realizou toda a sinalização de acesso nos trevos, patrolamento na estrada e limpeza nas ruas da comunidade e ainda montagem das tendas.
Esse ano tivemos as visitas de autoridades estaduais, a senhora Rose Modesto, Vice-governadora e o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Junior Mochi que vieram prestigiar as festividades juntamente com Prefeito Rogério Rosalin, Vice-prefeito Fernando Martins e Vereadores Flávia, Edgar, Tiago e Nabhan, na ocasião o Prefeito entregou uma pequena lembrança da Comunidade as autoridades.
Para a vice-governadora Modesto, foi uma tarde de muito proveito, pois conheceu toda a história da Família Malaquias e se sentiu muito acolhida na comunidade.
“Essa festa religiosa é realizada há 109 (cento e nove) anos. Não é brincadeira! É muita crença, trazendo resultados muito positivos para as pessoas que têm fé, fazem suas promessas e recebem benefícios da cura e outros atos”, disse o presidente da assembleia, Mochi, que é devoto de Divino Espírito Santo da Comunidade de Coxim”.
“É uma festa encantadora, tradicionalíssima, consagrada que respeito muito e que não medimos esforços para colaborar e participar todos os anos. Comentou o Prefeito Rosalin”.
*Assecom PMF