Nesta terça-feira (8), o presidente da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (Capeco), José Berea, anunciou que o Paraguai foi reconhecido como terceiro exportador de soja em cenário mundial, ficando atrás apenas do Brasil e Estados Unidos.
O representante ministerial esclarece que o bom resultado aconteceu em função do aumento da produção e por uma situação conjuntural, na qual a Argentina enfrenta uma seca histórica que causou uma perda de mais de 15 milhões de toneladas.
A estimativa feita pela USDA é de que as exportações argentinas totalizem 4,2 milhões de toneladas, enquanto que as do Paraguai sejam de 9,2 milhões de toneladas.
Apesar do número positivo, o volume exportável do país sul-americano foi reduzido em 500 mil toneladas, se comparado às projeções da safra anterior.
A Argentina fornece ao mundo 8,5 milhões de toneladas de soja e nesta campanha sofrerá uma queda de 50% em suas exportações de soja.
“Estamos realmente trabalhando cada vez mais na mesma superfície, tentando obter mais grãos por hectare, quilos por hectare, e também temos a tecnologia nos apoiando, na semeadura direta, no cuidado do solo”, disse Berea.
Quanto as regiões que mais se destacam na produção estão: Alto Paraná, Itapúa, Canindeyú, Caaguazú, São Pedro, Misiones, Concepción e Amambay.
Correio do Estado*Com informações Capitan Bado
Tradução Livre: Aline Oliveira