No sábado (4), na Comunidade de Santa Tereza, foram abertas as atividades da 109ª Festa do Divino Espírito Santo, com a Saída da Bandeira.
Para a realização da 109ª edição da Festa do Divino a Comunidade Quilombola de Santa Tereza – a aproximadamente 45 km do centro de Figueirão, na divisa com Camapuã, próximo ao Distrito de Pontinha do Cocho – conta com o importante apoio da Prefeitura Municipal de Figueirão no suporte de logística, mão de obra e melhorias na estrutura e na estrada que demanda ao povoado.
Segundo o prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, a contribuição da Prefeitura, respeitando suas possibilidades e limites, foi feita, como em anos anteriores, buscando valorizar as raízes de todo cidadão da comunidade Quilombola de Santa Tereza e ao mesmo tempo oferecer entretenimento para toda a população do município.
Resultado de uma promessa feita por dona Francelina Malaquias, a celebração é uma manifestação espontânea que festeja um evento cultuado pela Igreja Católica, o Pentecostes, que é a descida do Espírito Santo na forma de línguas de fogo sobre os apóstolos. Com isso, acreditam os cristãos, que eles começaram a falar todas as línguas dos povos a que dirigiam sua pregação em nome de Jesus.
A Programação – A comemoração popular, que se encerra com a Chegada da Bandeira, que acontece 15 dias após a Saída, é recebida com grande fervor pelos devotos, e seguida da Santa Missa, um jantar, agradecimentos e o terço cantado.
Entre os principais atos dentro da programação que marca a festa, figuram o levantamento do mastro, o ato de acendimento da fogueira, a bela queima de fogos, a apresentação da catira, dança típica do Estado, onde o ritmo é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos.
Fonte: Assecom/PMF.