o CRAS Cerrado realizou uma ação em comemoração ao Dia do Trabalhador para as famílias referenciadas no território. A tarde foi bastante produtiva, onde a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Psicóloga e Responsável Técnica pelo atendimento às Vítimas de Violência Doméstica em Chapadão do Sul Katiusce Nogueira falou de forma clara, objetiva e descontraída com as mais de 40 famílias presentes.
Dentre os temas abordados destacam-se: Mercado de trabalho; O que tem impedido o acesso ao mercado formal de emprego?; Atitudes que são consideradas problemáticas pelos empregadores (uso excessivo de redes sociais no trabalho, por exemplo); Entrevista de emprego (erros mais comuns e dicas para a entrevista); A importância da qualificação para o mercado de trabalho (cursos, escolaridade adequada, estar atento às vagas disponibilizadas, usar a internet ilimitada dos planos para fazer cursos on line, por exemplo); A importância dos estudos e os programas municipais, na área educacional, para garantir a escolarização de jovens e adultos, com vistas à ascensão profissional e garantia de cidadania plena; Orientação Vocacional e as modificações atuais na Educação de Jovens e Adultos, com o advento dos cursos profissionalizantes e, por fim; Convênios e parcerias firmados entre a Coordenadoria da Mulher e entidades públicas e da sociedade civil, para garantir atendimento às mulheres em situação de violência e suas famílias.
Numa Roda de Conversa foi abordado a importância dos Programas desenvolvidos no Município e da possibilidade de Orientação e Direcionamento para o Mercado de Trabalho, através, inclusive, da confecção de Currículos. Foi elaborado também com os presentes uma série de informações acerca dos Serviços oferecidos pelas Secretarias Municipais, como a SEDEMA, por exemplo, que com a Sala do Empreendedor, tem proporcionado aos Microempreendedores Individuais a possibilidade de se qualificar e obter orientação para o início de um pequeno negócio, com suporte técnico adequado.
Para finalizar, foi abordado a preparação para o mundo do trabalho na adolescência, abordando a questão dos testes vocacionais, como uma forma de elaboração adequada da escolha profissional, a partir das aptidões individuais. Que é preciso atenção redobrada de pais e responsáveis nessa fase da adolescência, em que a escolha profissional acertada, garantirá uma vida profissional satisfatória e a tão sonhada realização profissional. Que a empregabilidade, deve ser buscada por todos e a volta aos estudos, no caso das pessoas que estejam há tempos fora do ambiente escolar, e que há muitos cursos que podem ser feitos, inclusive online.
Teve também sorteio de brindes, lanches e muita diversão para as crianças na cama elástica.