Na última sexta-feira (27), a Secretária Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente – Semudes, Bruna Barbosa, juntamente com sua equipe técnica composta pela engenheira Floresta, Maria dos Santos, engenheira agrônoma da Agraer, Letícia Vanzela e pelo técnico em agropecuária, Edilson Cotonett, esteve, no município de Figueirão para conhecer o programa Horti Fruti Legal, especificamente a cultura da Pitaya.
A equipe foi recepcionada pelo Mobilizador do Sindicato Rural de Figueirão, José Ferreira, e pelo técnico de Campo do Programa, José Loreto. O técnico explicou sobre as questões técnicas que envolvem processo do cultivo desta fruta exótica e que adquire cada vez mais espaço no campo de Mato Grosso do Sul.
Segundo a Secretária Bruna, o intuito da visita foi conhecer a cultura da Pitaya implantada na Fazenda Piraputanga, do Proprietário Gervásio José Graeff, e com isso estudar a possibilidade de implantação de projeto de cultivo da fruta em Alcinópolis.
Mesmo impossibilitado de participar da visita a campo com a equipe da Semudes, o prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo da Silva, apoia a iniciativa. “O consumo da Pitaya vem crescendo gradativamente no Brasil e é um mercado que está ganhando espaço em nossa região, o que pode favorecer os produtores de Alcinópolis”, disse o prefeito.
Assecom