Paraíso das Águas entrega primeiro Certificado de Registro do Serviço de Inspeção Municipal

Aconteceu hoje, dia 17 de abril, a entrega do primeiro Certificado de Registro do Serviço de Inspeção Municipal de Paraíso das Águas- S.I.M,   à agroindústria familiar “Laticínio Vitória” pela regularização da indústria e do seu primeiro produto, o “Leite Pasteurizado Integral-Leite Vitória”.

Com essa regularização o laticínio pretende expandir suas atividades tendo em vista a regularização de subprodutos como iogurte e alguns tipos de queijo.

Presentes na entrega do certificado estava o Prefeito Municipal Ivan da Cruz Pereira(Xixi), o Vice Prefeito Ocesino Alves de Oliveira, vereadores, secretários, equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, e amigos do produtor que fizeram questão de comparecer nesse momento tão importante.

“Quero parabenizar a produtora rural Sirlene Werlang Cunha e seu esposo, o produtor rural e responsável técnico Joilson Cunha pela determinação e persistência que demonstrou na busca por esse certificado, agradecer nossa equipe que trabalhou corretamente e orientou o produtor para que o mesmo conseguisse atingir as normas adequadas para produzir seus produtos com qualidade para ser consumidos. Se faz importante frisar que este é o primeiro S.I.M. do município (S.I.M. 001) e que a população deve sempre procurar produtos alimentares de origem animal que estejam devidamente inseridos e aprovados por um sistema de inspeção como garantia de estar consumindo produtos de qualidade” mencionou o chefe do executivo Ivan da Cruz Pereira(Xixi).

O Laticínio Vitória fica na propriedade da senhora Sirlene Werlang Cunha e do veterinário Joilson Cunha, que é o responsável técnico do estabelecimento, localizado na BR 060, km 72, e é equipado com resfriador, câmara fria, pasteurizador de leite rápido, tanque pulmão, empacotadeira, iogurteira, desnatadeira, prensa, entre outros.

“Esse é um momento de muita emoção pois é uma das coisas mais importantes que aconteceu conosco por isso quero agradecer a Deus que nos sustentou, a minha esposa que está sempre comigo e ao poder público pela grande ajuda e atenção dada a iniciativa privada. A Prefeitura fez a parte dela e nós fizemos a nossa e, graças a Deus tudo deu certo. Agora vamos batalhar para conquistarmos o SISBI e vender nosso produto a nível estadual. Eu nunca perdi o sonho de ter meu pedaço de terra, meu negócio próprio, por isso eu digo, por mais difícil que seja seu sonho nunca desista, persistência, confiança em você e fé em Deus” comentou o empresário Joilson Cunha.

A médica veterinária, responsável pelo S.I.M em Paraíso das Águas, Vanessa Paulino também fez seus agradecimentos durante a entrega do certificado.

“Gostaria de agradecer primeiramente à Deus, à Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas que sempre contribuiu para a consolidação do S.I.M., ao presidente Luciano Chiochetta, presidente do IAGRO, e sua equipe, pelo apoio nos tem dado através do termo de cooperação firmado entre a prefeitura e IAGRO, ao secretário de Desenvolvimento pela confiança a mim depositada, à equipe da SEDEMAT e à todos que colaboraram direta ou indiretamente com o Serviço de Inspeção Municipal. Gostaria de parabenizar à dona Sirlene e ao Sr Joilson pelo empreendimento e dizer a eles que valeu a pena a persistência e que agora é hora de colher os bons frutos.” mencionou.

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL

O Serviço de Inspeção Municipal tem atribuições de certificar, inspecionar registrar e monitorar o funcionamento de estabelecimentos que produzem ou manipulem produtos de origem animal, promover a preservação da saúde humana tendo o foco de atuação na qualidade sanitária dos produtos finais, promover o processo educativo permanente e continuado para todos os atores da cadeia produtiva, estabelecer a democratização do serviço e assegurar a máxima participação de governo, da sociedade civil, de agroindústrias, dos consumidores e das comunidades técnica e científica nos sistemas de inspeção.

Missão:

Orientar os produtores para que construam instalações adequadas ou promovam as adequações necessárias em instalações já existentes para que manipulem os alimentos dentro dos padrões exigidos buscando um produto de qualidade com registro no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) de Paraíso das Águas – MS.

Objetivo:

A criação do S.I.M. veio da necessidade de assegurar ao consumidor de produtos de origem animal (P.O.A.) uma garantia de que aquele produto foi produzido dentro das normas higiênico-sanitárias, garantindo a preservação da saúde pública, proporcionada através da regularização das agroindústrias pela inspeção sanitária e concessão do registro no mesmo.

Histórico:

O serviço de Inspeção Municipal de Paraíso das Águas – MS foi criado pela Lei nº 074 de 17 de dezembro de 2013, pelo prefeito do município Ivan da Cruz Pereira. Em junho de 2015, a Lei de nº 074/2013 foi revogada e criada a Lei de nº 153/2015, onde procurou-se torna-la mais ampla e objetiva. Após a aprovação da Lei, houve a necessidade de se fazer a regulamentação municipal de inspeção e fiscalização de estabelecimentos de produtos de origem animal registrados no S.I.M., que ocorreu através do Decreto nº223 de 28 de março de 2016, com intuito de orientar os produtores de produtos de origem animal das exigências estruturais e higiênico-sanitárias necessárias para o registro de um estabelecimento no Serviço de Inspeção Municipal.

Sabedores das dificuldades dos agricultores familiares, o Serviço de Inspeção Municipal vem agindo cautelosamente, não só cobrando a legislação, mas fazendo com que esses agricultores entendam a importância de se produzir um alimento seguro e os auxiliando tecnicamente e no que se fizer necessário.

Após 3 anos, que o primeiro agricultor familiar deu entrada no processo de legalização de sua agroindústria familiar, enfrentando desafios e dificuldades, dia 17 de abril de 2018, o Serviço de Inspeção Municipal liberou o seu primeiro Certificado de Registro S.I.M. 001, à agroindústria familiar Laticínio Vitória, ficando a mesma autorizada a produzir leite pasteurizado integral, acondicionados em saquinhos plásticos, devidamente rotulados e contendo o número de registro no S.I.M..

Vale ressaltar que, demais produtores que comercializam produtos de origem animal, devem procurar o órgão municipal responsável para fazer sua regularização, evitando assim constrangimentos futuros.

 

ASSECOM- Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas- MS

img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img