Corregedor-geral do MPE/MS visita Costa Rica e participa de reunião com prefeito e gestores públicos
O prefeito Waldeli dos Santos Rosa recebeu o Corregedor-Geral do MPE/MS – Ministério Público do Estado, procurador de Justiça Mauri Valentim Riciotti que estava acompanhado do promotor da Comarca de Costa Rica – MS, George Cassio Tiosso Abbud.
Após participarem de uma reunião no gabinete do Chefe do Executivo Municipal, o corregedor-geral, promotor e prefeito seguiram para uma reunião com os gestores públicos.
Durante a reunião, o Corregedor-Geral do MPE teve a oportunidade de conhecer o sistema de Controle Interno do Município, e parabenizou o prefeito Waldeli por ter na sua equipe de governo a maioria dos servidores concursados, “dos cerca de 30 gestores que participavam da reunião, apenas cinco são cargo de confiança, ou seja, os outros 25 são funcionários concursados”, enalteceu o gestor.
O procurador de Justiça Mauri Valentim Riciotti tem levado para as cidades de Mato Grosso do Sul um projeto de implantação do Controle Interno Municipal com o objetivo de unificar o sistema e criar modelos nas prefeituras do Estado. “Esta é a 40ª cidade que visito no Estado levando a proposta para que seja criado o Controle Interno do Município, e me surpreendi ao ver que nesta reunião a maioria dos servidores são concursados, com certeza estarei colocando Costa Rica como referência neste item”, anunciou o Corregedor-Geral Mauri Riciotti.
O projeto do procurador de Justiça propõe que os municípios do Estado implantem uma Controladoria Geral e dentro do sistema o Controle Interno, no caso de Costa Rica, por já realizar essa fiscalização, Mauri Riciotti sugeriu que seja feito um controle mais efetivo, ou seja, um único órgão responsável por fiscalizar todas as ações das secretarias e de seus funcionários, evitando dessa forma o mau uso do dinheiro público e a corrupção. “Vamos mudar para tornar ainda mais eficiente o funcionamento da máquina pública. Trata-se de um processo lento e gradual” afirmou o corregedor-geral durante a reunião.
Mauri Riciotti realiza visitas em todas as prefeituras para orientar os prefeitos e gestores públicos sobre a importância de uma controladoria. “Criem uma rotina de boas práticas e assim evitaremos o desperdício de gastos desnecessários, assim vamos colher como resultado o bom funcionamento da máquina pública”, orientou o Corregedor-Geral que criou o projeto voluntariamente.
O prefeito Waldeli agradeceu a visita do procurador e do promotor e garantiu que a Administração Municipal estará melhor analisando o sistema interno de Controladoria e fará as alterações necessárias para tornar o projeto moderno e eficiente. “Vamos fazer o dever de casa, e melhorar o que precisa ser melhorado”, finalizou o gestor público.