Reativação do NOTII – SIG e do COB volta a ser realidade em Chapadão do Sul

Problemas relacionados à escalada de violência urbana em Chapadão do Sul e a reativação das escalas extras nos moldes da Policia Militar (COB – Comando Operacional do Bolsão) e da Civil (NOTII-SIG – Núcleo de Operações Táticas do Interior  – Servição de Investigação Geral) foram os destaques na sessão legislativa da Câmara de Vereadores de ontem. A notícia foi confirma pelo presidente do Conselho Municipal de Segurança, o advogado Adalberto Aparecido Mitsuri Morisita. Foi a entidade que decidiu intermediar as negociações para a volta das duas unidades policiais que aumentaram consideravelmente o volume de prisões em flagrante de criminosos nos perímetros urbano e rural da cidade. O custo operacional será cotizado entre colaboradores da iniciativa privada cujos nomes não foram revelados.

A retomada do COB (Comando de Operações do Bolsão) e o NOTII-SIG (Núcleo de Operações Táticas e Investigações do Interior / Sistema de Investigação Geral) foi decidido em reuniões do conselho, policiais Civis e Militares e os empresários que irão bancar as escalas extras. Na prática a criação de uma guarnição adicional duplica o nível de segurança de Chapadão do Sul nos extremos da cidade. Nas considerações finais de Adalberto Morisita foram destacadas que a prioridade é melhorar a sensação de bem-estar da população.

Já a promotora de justiça Fernanda Proença de Azambuja representou o colega Matheus Macedo Cartapatti que é o titular no “controle externo da atividade policial” no Ministério Público. Em 2017 o promotor esteve na Câmara para tratar do tema “ilegalidade do NOTII” e sugestões na busca de soluções. As novas ações anunciadas na noite desta segunda-feira também foram fundamentadas nas argumentações favoráveis dos comandos da PM e da Policia Civil.

O Ministério Público tem suas ressalvas sobre o tema e vai cobrar do Conselho Municipal de Segurança a fiscalização sobre as ações do COB e o NOTII-SIG. O delegado e o comandante da PM tomarão as decisões e mensalmente o conselho recebera os relatórios e o MP tomará conhecimento, assim como exigiu sigilo sobre a identidade dos colaboradores da iniciativa privada.

A Dra. Fernanda Proença de Azambuja também reiterou o pedido de interação das autoridades locais para cobrar o aumento do efetivo junto ao governo do estado. Nesta semana devem ser divulgadas novas informações sobre a operacionalidade do COB / NOTII / SIG.

Presidente do Conselho Municipal de Segurança, o advogado Adalberto Aparecido Mitsuri Morisita, discursa no plenário da Câmara. Foto Nobertino Angeli

 

César Rodrigues – Chapadense News