O atendimento oferecido à população pelas agências bancárias de Costa Rica-MS e pela Casa Lotérica do município foi um dos principais assuntos debatidos pelos vereadores costarriquenses, durante a sessão legislativa realizada na noite de segunda-feira (02/04). Inclusive, a Câmara Municipal convocou uma reunião, no próximo dia 16 de abril, com os representantes do Banco do Brasil, Sicredi, Bradesco e Casa Lotérica da cidade, visando discutir melhorias nos serviços ofertados por essas instituições.
Entre os temas discutidos na sessão de segunda-feira, o vereador Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB), denunciou que desde a quinta-feira da semana passada, ou seja, dia 29 de março, a Lotérica da cidade está “sem sistema”, e por conta disso não tem condições de oferecer atendimento aos cidadãos.
“A Lotérica está desde quinta-feira (29/03) sem atendimento. Eu liguei para o representante e ele me explicou que houve um problema no sistema aqui, em Chapadão do Sul (MS) e Figueirão (MS). Então, essas coisas tumultuam! As pessoas trabalham, às vezes não podem sair do serviço para ir pagar um boleto, tem que ir na hora do almoço e ficam à mercê de ninguém”, afirmou o vereador Juvenal.
Até o fechamento desta matéria, a nossa reportagem apurou que a Casa Lotérica de Costa Rica continua “sem sistema”, o que inviabiliza todo tipo de atendimento no órgão, desde o pagamento de boletos e até mesmo apostas na loteria. O vereador Ailton Martins de Amorim (MDB) reclamou que a Lotérica deveria manter a população informada sobre o problema, que já dura uma semana inteira.
“Eu não vi e nem ouvi na mídias sociais e nas rádios uma comunicação do motivo que não está funcionando. Eu acho que não custa nada fazer um esclarecimento. Precisa a pessoa ir até lá (Lotérica) para ver um cartaz dizendo que não está funcionando?”, questionou Ailton, durante a sessão de segunda-feira.
Na mesma sessão, o vereador Juvenal da Farmácia também reclamou que as instituições bancárias da cidade não cumprem a lei municipal que fixa o tempo máximo de espera para o cidadão receber atendimento, que é de 15 minutos nos dias normais e de 25 minutos nas vésperas ou após feriados prolongados. Ele também citou que os bancos do município se recusam a receber boletos de determinadas quantias, causando transtornos para os moradores que precisam pagar uma conta.
“É muita fila! E os bancos não estão recebendo boletos de certos valores. Por exemplo, o Banco do Brasil não recebe boletos em espécie acima de R$ 2 mil na boca do caixa. Você tem que abrir uma conta e depositar o dinheiro para pagar o boleto, segundo a informação que chegou pra mim”, contou Juvenal.
A pedido do edil Juvenal da Farmácia, o presidente da Câmara, José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM), convocou uma reunião com os vereadores e os representantes do Banco do Brasil, Bradesco, Sicredi e Casa Lotérica, no próximo dia 16 de abril, às 8h, na sede da Casa de Leis de Costa Rica.
O coordenador do Procon municipal, Walder de Freitas, também foi convocado para essa reunião. O objetivo é discutir melhorias no atendimento oferecido à população pelas agências bancárias e pela Lotérica da cidade.
‘Eu acredito que através do diálogo numa reunião a gente pode pactuar a melhoria do atendimento. Eu acho que nós fomos autoridades eleitas aqui no município e nós temos que tomar sim posição, não para prejudicar ninguém, mas para fazer um diálogo, ver se conseguimos falar a mesma língua”, finalizou Juvenal da Farmácia.
NOTÍCIA POSITIVA: MAIS CAIXAS NA LOTÉRICA E NA CIDADE
Atendendo às diversas reivindicações dos vereadores costarriquenses, a Caixa Econômica Federal autorizou a instalação de mais um caixa na Casa Lotérica de Costa Rica, o que vai agilizar os atendimentos. Além disso, o banco estatal também autorizou e realiza atualmente o estudo técnico para implantação de dois caixas eletrônicos na cidade: um no Supermercado Guanabara III, na avenida José Ferreira da Costa, no bairro Vila Santana, e outro no Supermercado Guanabara II, na avenida vereador Kendi Nakai, no bairro São Francisco.
Fonte: Ademilson Lopes / Foto: ASSEIM/CMCR