Chapadão do Sul é o 37º município do estado a ter uma Coordenadoria da Mulher que dará autonomia e oficialidade nas ações de combate contra à violência doméstica. A psicóloga Katiusce Nogueira que já vinha atuando como Coordenadora de Politicas Públicas para Mulheres no município segue na função. O projeto de Lei nº 57/2018 de autoria do Poder Executivo foi aprovado por unanimidade. Foi a votação mais importante da sessão ordinária de segunda-feira e contou com as presenças do prefeito João Carlos Krug, a promotora Dra Fernanda Proença de Azambuja, Maria das Dores Krug (Assistência Social), Mara Núbia (Saúde) e representantes de entidades.
KRUG -João Carlos Krug, a primeira autoridade a usar a palavra destacou que Chapadão do Sul precisa virar urgentemente a “página que destaca a violência contra a mulher” de forma física, psicológica e social. Ele também pediu o empenho dos vereadores neste sentido assim com a atuação do Ministério Público, Judiciário e as polícias Militar e Civil que também estão engajados na busca da igualdade de gênero no município. Enfatizou que o Executivo fará sua parte e dará suporte para quem estiver à frente da coordenadoria.
PROMOTORA – Já a promotora lembrou que o mês de maior foi comemorado o Dia Internacional das Mulher e o “direito de viver sem violência”. Elas são mais vitimas de violência que o homem, principalmente no recinto familiar. Sociedade ainda é paternal, marcada pelo sentimento de posse do homem em relação à mulher. Na pré-civilização eram todos iguais na busca da sobrevivência, mas a situação mudou com o sistema organizacional onde o homem começou a ter posse e se empoderar em relação ao rebanho e as demais posse, incluindo a mulher.
Chapadensenews