A Câmara de Vereadores de Costa Rica-MS aprovou o Projeto de Lei (PL) n° 1.216/2018, que denomina “Nailon Botelho de Resende” o espaço multiuso da Escola Municipal Francisco Martins Carrijo. A ratificação da matéria representa uma homenagem à memória do borracheiro costarriquense, mais conhecido como “Seu Nailon” e que faleceu em 2015.
O PL n° 1.216, de autoria do prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB), foi aprovado na sessão plenária de segunda-feira (19/03), em turno único, por unanimidade de votos dos edis municipais. Com isso, o espaço multiuso da escola, um local que na verdade funciona como auditório, além de servir como sala de reuniões e de eventos, passa a se chamar oficialmente “Espaço Multiuso Nailon Botelho de Resende”.
“Seu Nailon”, nasceu no dia 12 de setembro de 1942 em Birro, distrito de Cuiabá–MT. Depois de morar em alguns municípios, em 24 de agosto do ano de 1973 ele resolveu mudar-se para Costa Rica, trazendo consigo esposa e filha.
Em Costa Rica, o primeiro emprego do homenageado foi de borracheiro no Posto Ipiranga, na época propriedade de Sebastião Paes Ananias. Em 1986, seu Nailon decidiu abrir o próprio negócio: uma borracharia na Vila São Francisco, onde trabalhou até os 67 anos de idade.
Além da profissão de borracheiro, “Seu Nailon” era também um amante do esporte. Do futsal ao jogo de damas, ele sempre esteve envolvido em atividades sociais voltadas às crianças: as treinava, organizava jogos, incentivava, aconselhava! E foi assim, com seu carisma e dedicação que “Seu Nailon” conquistou a simpatia dos moradores do bairro Vila São Francisco e até mesmo de jovens de outros pontos da cidade, que vinham de longe para treinar com ele.
Aos 72 anos de idade, por conta de complicações de saúde, “Seu Nailon” faleceu no dia 10 de novembro de 2015, na cidade de Campo Grande-MS, aos 73 anos de idade. “Trata-se de um homem que tão bem fez ao esporte amador aqui do nosso município. Quisera eu que Costa Rica tivesse mais homens da altura do pensamento que o senhor Nailon possuía na época que ele prestigiava o esporte do município. Ele fez a diferença para muitas famílias e jovens, salvando muitos garotos da perdição só com o incentivo que ele dava, principalmente através do futebol amador”, comentou o vereador Ronivaldo Garcia Cota (PSDB).
Segundo o vereador Claudomiro Martins Rosa, o Cocó (PSD), o homenageado não media esforços para incentivar o esporte no município. “Seu Nailon, ao meu ver, foi um dos grandes desportistas do nosso município. Quantas vezes a gente via nos torneios, aqui (Costa Rica), na Lage, em outras cidades: ele tirava o dinheiro do próprio bolso para que o time da Vila São Francisco jogasse, para comprar bolas, chuteiras. Então, é uma homenagem mais do que justa, pelo que ele fez pelo esporte de Costa Rica”, enalteceu o edil.
Após aprovação na Câmara, o PL n° 1.216 foi sancionado pelo prefeito Wadeli, se transformando na Lei Municipal n° 1.403/2018, publicada na página 03 da edição 2.123 do Diário Oficial Online de Costa Rica (DIOCRI), de 21 de março desse ano.
Fonte: Ademilson Lopes / Foto: ASSEIM/CMCR