Projeto “SUA MÃO É O SINAL”: Monitores do Trânsito realizam trabalho de conscientização de pedestres e motoristas

Com o objetivo de conscientizar adultos e crianças quanto ao uso das regras de convivência no trânsito, o Município de Costa Rica – MS por meio da Secretaria de Educação e o DEMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito – realizam neste mês de agosto o Projeto “SUA MÃO É O SINAL”.
Em parceria com a Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; PMA – Polícia Militar Ambiental; Polícia Civil; Governo Municipal; SEMED – Secretaria Municipal de Educação; DEMUTRAN; Gestores Escolares; Câmara de Vereadores; Secretaria Municipais; CETRAN – Conselho Estadual de Trânsito; ACIACRI – Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica; DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito-; Auto Escolas; Moto Clube; Agentes de Saúde e CONSEG – Conselho de Segurança – o projeto tem como finalidade alertar os motoristas e pedestres sobre a importância do respeito mútuo à faixa de travessia.
“O slogan SUA MÃO É O SINAL busca incentivar as pessoas a pedirem a passagem de forma consciente e com segurança e, ainda, motiva o motorista a contribuir com um trânsito mais cordial, respeitando o mais fraco na mobilidade urbana: o pedestre”, a secretária Municipal de Educação, professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral.
Até o dia 28 de agosto, conforme o cronograma do projeto serão realizadas atividades nas Instituições Educacionais, contendo palestras realizadas pelos parceiros do Município, Blitze Educativas com os Monitores de Trânsito e parceiros, entrevistas nas emissoras de Rádio e orientações às famílias levadas pelas agentes de saúde.
No período de 10 a 14 de agosto, os Monitores do Trânsito realizaram Blitze Educativas em vários pontos estratégicos da cidade orientando os pedestres nas faixas de elevação e os motoristas para que façam o uso correto e consciente do trânsito. Só na Avenida José Ferreira da Costa cerca de 10 monitores entregaram panfletos e adesivaram veículos com o objetivo de também conscientizar os motoristas.
Para a subsecretária de Educação, professora Dulcineia Rosa complementa que com as ações do projeto “em breve toda população costarriquense terá o hábito de fazer o sinal no uso da faixa de pedestre: Ver e Ser visto”.
No último dia 05 de agosto, os Monitores do Trânsito estiveram participando de uma formação realizada no Conviver – Centro de Convivência do Idoso ‘Nosso Sonho’ para assim poder oferecer orientação corretas ao público alvo: pedestres e motoristas. “Com essa capacitação ensinamos desde cedo nossas crianças a se tornarem cidadãos conscientes”, enfatiza Dulcineia Rosa.
Deoclécio Barbosa, diretor do DEMUTRAN, complementa que ao fim do projeto todo cidadão ande sempre pela calçada e do lado de dentro da mesma, que olhe para os dois lados antes de atravessar a rua, que atravesse sempre na faixa de segurança, “seguindo essas orientações todos contribuem com um trânsito mais seguro”
Assecom