Cerca de 10 veículos que compõem a frota do transporte escolar, urbano e rural, de Chapadão do Céu passaram por vistoria pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran- GO). Mais uma vez, todos os veículos foram aprovados pela avaliação dos fiscais, que analisaram as condições dos ônibus que realizam o transporte dos alunos.
A vistoria do Detran tem a finalidade de conferir o estado de conservação da frota de veículos usados no transporte dos alunos, além de fazer um levantamento sobre a forma de utilização e a presença de itens obrigatórios de segurança.
Nas vistorias são checados os itens de segurança de circulação e iluminação. E são verificadas, entre outras coisas, a quantidade de cinto de segurança, validade do extintor, tacógrafo, setas, faróis, estado de conservação dos pneus, a presença de limitadores de abertura dos vidros corrediços e dispositivos para quebra e remoção dos mesmos, em caso de acidente. Além disso, também foi cobrado câmeras de ré.
Além dos equipamentos obrigatórios de segurança, para transportar estudantes, o motorista deve ser habilitado, ter feito curso específico e apresentar Certidão Negativa de Antecedentes Criminais. Ele não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou não ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses.
Os ônibus escolares do município e seus respectivos motoristas foram aprovados na vistoria do Detran, e não apresentaram irregularidades. A Prefeitura de Chapadão do Céu se preocupa em atender todos os alunos, que dependem do transporte público urbano e rural, com segurança, qualidade e comodidade. Por isso, busca sempre recursos para qualificar a frota de veículos.
*Assecom PMCC