Edy Elaine Biondo Tarrafel é pecuarista de capacidade reconhecida no Brasil, foi a responsável para ministrar a palestra de abertura do segundo dia da TecnoAgro, fazendo um breve relato de sua vida no setor da agropecuária e como se tornou a primeira mulher a administrar uma propriedade rural no Conesul do estado e ser eleita também a primeira mulher a comandar um Sindicato Rural no estado.
Edy Elaine, sintetizou a capacidade administrava da mulher no agronegócio, onde enumerou a competência já comprovada em diversos setores, bem como na sucessão familiar, onde salientou que a mulher é mais bem organizada e está sempre aberta para capacitação, o que lhes garante sucesso no setor.
Dezenas de mulheres participaram da palestra e atentamente ouviu o relato de vida da pecuarista, que teve que assumir o comando da propriedade rural da família aos 20 anos, afirmando que ela foi pega de surpresa, sem o devido preparo, mas conseguiu superar todas as adversidades num período onde a questão de gênero era ainda mais acentuada neste setor.
Quando assumi os negócios foram vários os comentários: “Vamos ver quanto tempo ela venda a fazenda” foram questões que Edy Elaine Biondo Tarrafel ouviu muito antes de ser uma mulher de capacidade reconhecida no tradicional mundo do agronegócio no Brasil. Já está há 20 no negócio e produzindo cada vez mais e não foi preciso vender nem um m² de terra. “A questão de gênero já não é tão gritante, mas vamos conquistando nosso espaço todo dia”, destacou a pecuarista.