O prefeito Waldeli dos Santos Rosa e os vereadores José Augusto Maia Vasconcellos (presidente) e Averaldo Barbosa (vice-presidente) estiveram participando na quarta-feira, 12 de agosto de 2015, no Rio de Janeiro – RJ, de duas reuniões, sendo uma com a diretoria do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – e a outra uma engenheira da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.
Conforme o prefeito Waldeli, a reunião no IBGE teve com objetivo alterar a população demográfica do Município, uma fez que o último Censo realizado na cidade já está defasado.
“Pedidos que o instituto corrija o índice da população que aumentou significativamente nos últimos 10 anos, o que vem resultando na queda de repasses do FPM – Fundo de Participação dos Municípios – principal fonte de renda de nossa cidade”, explica o prefeito Waldeli.
O presidente da Câmara por sua vez complementa que “o FPM é a maneira como a União (Governo Federal) repassa verbas para os municípios brasileiros, cujo percentual, dentre outros fatores, é determinado principalmente pela proporção do número de habitantes estimado anualmente pelo IBGE”.
De acordo com o prefeito, a audiência com a diretoria nacional do IBGE foi positiva, pois a mesma se comprometeu a analisar o processo e rever o indicativo do instituto.
“Estamos confiantes que vamos obter êxito em nossa reivindicação. Fomos muito bem recebidos pela diretoria do IBGE”, finalizou o vice-presidente da Câmara, vereador Averaldo Barbosa.
ANAC
Já no período da tarde, o prefeito e os dois vereadores foram recebidos na ANAC pela engenheira Erica Oliveira, oportunidade em que buscamos informações quanto ao andamento do projeto de melhoria e modernização do Aeroporto de Costa Rica – MS. A iniciativa faz parte do Programa Investimentos em Logística.
Fonte: ASSECOM/PMCR