Diferente dos anos anteriores, a 21ª edição da TecnoAgro, da Fundação Chapadão, destacou este ano a importância da participação da mulher no Agronegócio, projeto esse idealizado pelo diretor da Fundação Edson Borges e que recebeu o aval de toda a diretoria.
No primeiro dia da TecnoAgro, a participação da mulher no evento foi maciça. Em todos os lugares da TecnoAgro se via a presença feminina, de todas as idades, visitando os Stands das empresas e participando ativamente das palestras.
A abertura da TecnoAgro, foi feita pela a senhora Vanessa Loeff, esposa do presidente da Fundação Chapadão, que teve a presença do prefeito João Carlos Krug, presidente da Aprosoja Mauricio Sato, prefeito de Costa Rica Waldeli dos Santos Rosa, representantes da Famasul, ente outros convidados.
Durante a abertura o diretor da Fundação Edson Borges, fez a entrega de homenagem ao Sicredi, que patrocinador da construção dos banheiros do salão de palestras.
Já o representante da Famasul, comunicou a liberação de uma verba de R$ 540 mil reais, para a Fundação Chapadão, investir em pesquisas e melhoramento da produção agrícola da região e do estado.
A Sarita Junqueira Rodas, foi a escolhida para fazer a palestra com o tema Gestão feminina e sucessão familiar em uma propriedade rural.
Sarita Junqueira, destacou que “O Brasil vive uma fase de transição de geração nas empresas familiares, principalmente no agronegócio. As famílias naturalmente criam herdeiros, porém poucas estão focadas em preparar sucessores e sucessoras. Para ser bem-sucedida, a transição precisa ser um processo longo e as mulheres precisam estar cientes de que preparo e estudo são fundamentais nessa passagem de bastão”, aponta a empresária.
A palestrante deixou bem claro que não há separação de gênero na gestão, e que O planejamento sucessório é uma garantia de viabilidade, continuidade numa relação direta entre família, gestores e proprietários.
Sobre Chapadão do Sul, Sarita afirmou que se encaixa neste perfil, porque todas as virtudes e defeitos sucessórios podem ser encontrados no município com apenas 30 anos de fundação, mas com famílias tradicionais que já estavam no agronegócio há bem mais tempo. O sucesso agrícola da cidade pode estar relacionado à sucessão familiar feita com critérios.