Vereadores de Paraíso das Águas se reúnem com policiais e debatem segurança pública

Uma das solicitações do policiais é em parceria com o Poder Legislativo a implantação de um Núcleo Operacional, como exemplo, o NOTII que atuava em Chapadão do Sul (MS), que foi inativado recentemente.

A reunião aconteceu nesta segunda-feira (12/3), no plenário da Câmara Municipal de Paraíso das Águas.

A preocupação dos policiais é a quantidade de efetivo e viaturas para atender as ocorrências. Com uma área de atuação superior à 5 mil quilômetros quadrados – que abrange todo o município. Nesta área estão instalados 2 distritos, 2 assentamentos e 1 Usina sucroalcooleira de grande porte.

No caso da Polícia Civil somente um agente trabalha no sistema de plantão, onde é submetido ao atendimento ao público, ocorrências e ainda trabalha como carcereiro.

Na Polícia Militar é comum somente 2 policiais trabalharem no plantão. Há somente uma viatura para atender todo o território municipal.

Temendo o aumento significativo da criminalidade na região e na cidade. A fim de manter a segurança e a boa ordem, por isso, está havendo a mobilização das forças policiais e as autoridades municipais, junto ao Conselho Municipal de Segurança de Paraíso das Águas para que o projeto na implantação deste núcleo seja de fato instituído no município.

Ao final da reunião, o presidente da Câmara de Paraíso das Águas parabenizou as ações realizadas pelos policiais, solicitou o projeto com o detalhamento e orçamento para discutir com o Poder Executivo municipal e se reunir novamente. “Damos total apoio ao projeto, principalmente quando se trata em segurança pública. Vamos trabalhar no sentido de implantarmos este projeto em nossa cidade”, finalizou.

Vale ressaltar que mesmo diante das grandes dificuldades que as forças policiais enfrentam, grandes apreensões e operações foram deflagradas no município e na região.

Em 2017, dois policiais civis de Paraíso das Águas morreram e outros dois ficaram gravemente feridos na BR 060, durante um deslocamento ao município vizinho Chapadão do Sul, durante uma diligência.

 

*Brito News – Fotos Max Arantes