A colheita da soja chegou nesta semana a 34,5% da área cultivada com o grão em Mato Grosso do Sul, o que representa 897 mil hectares, de total de 2,6 milhões de hectares semeados. O levantamento é do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA), da Associação dos Produtores da oleaginosa no estado (Aprosoja/MS).
Conforme o SIGA, o trabalho segue mais acelerado no norte do estado, onde a média da região é de 52,4% do total cultivado já colhido e tendo Alcinópolis atingido uma marca superior a 80%. Em contrapartida, segue em ritmo menor no sul, com 28,9% e nos municípios do centro de Mato Grosso do Sul, onde a média cai para 18,5%.
O SIGA reafirma as projeções anteriores de uma safra recorde do grão em Mato Grosso do Sul. A Aprosoja/MS atribui o crescimento ao investimento do produtor em tecnologia e boas práticas e ainda ao incremento de 2,5% na área cultivada (de 2,5 milhões de hectares para 2,6 milhões de hectares), o que deve resultar em um aumento da produção de 2,4% (de 8,532 milhões de toneladas para 8,736 milhões de toneladas), com uma produtividade média de 56 sacas por hectare.
*G1 MS